Eduardo Keppke irá atacar o cume com auxílio de oxigênio suplementar (foto: Rodrigo Raineri)
Olá, aqui é o Rodrigo Raineri falando da Expedição Everest. Hoje é dia 5 de maio e são 15h25 aqui no Nepal, e hoje é nosso último dia de descanso e recuperação na cidadezinha de Namche Bazar, a 3.440 metros de altitude.
Hoje o Claudio Marques e o Clayton Conservani, da equipe da Globo, já subiram para monastério de Tengboche, e amanhã o Eduardo Keppke, meu grande amigo e eu subiremos a Tengboche e juntos, a nossa equipe com a equipe da Globo, vamos visitar o Lama Ringboche, um monastério de Tengboche, e nós vamos fazer mais uma consulta, mais uma benção para a nossa escalada do Everest, e juntos seguiremos para um vilarejo chamado Orsho. Esse vilarejo na verdade não é nada mais que um hotelzinho chamado Lodge no caminho para o acampamento base do Everest.
Depois de Orsho, o Eduardo e eu como já estamos aclimatados, seguiremos direto para a cidadezinha chama da Lobuche, e o Cláudio e o Clayton vão para a cidadezinha de Dengboche, porque eles precisam subir mais devagar para facilitar o processo de aclimatação à altitude.
De Lobuche, o Eduardo e eu seguiremos direto para o Acampamento Base do Everest, onde esperaremos o Cláudio e Clayton chegarem com o nosso guia local, o Ram, e mais alguns carregadores com equipamentos. Nós esperamos também ansiosamente a subida dos chineses com a tocha olímpica.
Subida da Tocha Olímpica – Tínhamos algumas previsões, e a primeira previsão do dia 28 de abril não foi concretizada. Depois em 3 de maio não foi concretizada, e temos outra previsão para dia 6 de maio, ou seja, amanhã. E eu estava olhando a previsão do tempo e acredito que há uma nova janela boa para o dia 9 de maio e existem umas cotações para o dia 11 de maio.
São aproximadamente 16 tochas, e se não me engano, uns 400 alpinistas tentando escalar pelo lado chinês, e nós estamos bastante apreensivos para que eles liberem a nossa subida pelo lado do Nepal.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 5, 2008