Foto: Pixabay

Do que são feitos os botes?

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

O botes para raftings utilizados em descidas são feitos de um tecido resultado de uma trama de polyester ou nylon. O polyester é mais elástico e o nylon é mais forte. O termo mais comum para definir a resistência deste material é o “Dernier”. Ele representa o peso em gramas de 9 metros lineares do tecido, quanto maior o “Dernier” mais forte é o material.

A maioria da cobertura dos tecido pode ser dividida em duas categorias básicas. Borracha (Hypalon e neoprene) e plastomeros (PVC e uretano) e dentro destas categorias temos muitas variações.

Hypalon –Entre as borrachas, é o material mais leve. Produzido pela DuPond, resiste bem a abrasão e aos raios UV. Os botes de hypalon são mais fáceis de dobrar e guardar por serem mais flexíveis que os de PVC e uretano, mas agarram mais nas pedras.

Neoprene – Similar ao hypalon só que mais pesado e menos resistente a abrasão. A vantagem é que este material mantém muito bem a pressão, tem grande resistência aos raios UV e são fáceis de consertar.

PVC –Comparáveis em resistência a abrasão e raios UV ao hypalon mas muito mais leves. São mais rígidos e mantém melhor sua forma dentro do rio. Depois de muitos anos de uso o PVC se desprende do tecido tornando o material mais fraco. Uma vantagem do PVC é a possibilidade de ser soldado criando uma união inseparável.

Uretano –É muito resistente e durável (provavelmente mais que o PVC e hypalon). Ele tem as vantagens do hypalon e pode ser soldado como o PVC. Pode ser usado como uma tinta para cobrir arranhões ou fazer uma camada de proteção.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 13, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure