Foto: Pixabay

Do Salão para as ruas: as supermáquinas 2003

Redação Webventure/ Offroad

Estande da Nissan exibiu a Frontier  primeiro veículo da marca fabricado no Brasil. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)
Estande da Nissan exibiu a Frontier primeiro veículo da marca fabricado no Brasil. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)

Terminou ontem (20/10), em São Paulo, o Salão do Automóvel 2002. Quem não foi, perdeu de ver de perto as novas máquinas lançadas na feira para o off-road e também para as ruas da cidade. O Webventure esteve no evento e traz as principais novidades abaixo e nos links seguintes.

Ford – A Ford, com um estande animado por apresentações de skate e bike free-style, escalada e até massagem, aproveitou para fazer o pré-lançamento do EcoSport, o primeiro utilitário compacto produzido no Brasil. O carro só vai ganhar as ruas no ano que vem e estará disponível em diversos países da América do Sul, além do Brasil.

A montadora também expôs a nova Ford Ranger Limited, já à venda. Além de novos itens, a picape continua com tração 4×4 e motor 2.8L Diesel Powerstroke (135cv), considerado o mais potente da categoria. Além dela, foi exposta a F-250 e a Courier modelo 2003, além de uma F-250 cabine dupla, modelo de exportação produzido especialmente para a Austrália.

Mitsubishi – Num belíssimo estande no Salão, a empresa exibiu o recém-lançado Pajero TR4 (tração nas quatro rodas), segundo modelo fabricado pela Mitsubishi, em Catalão (GO). O motor é o exclusivo 2.0 litros (131cv e 164 válvulas), prometendo levar o veículo aos 164 km/h de velocidade máxima e arrancar de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O sistema de tração Super Select 4WD-i oferece quatro diferentes alternativas de operação: 4×2 na traseira, 4×4 integral on-road, 4×4 off-road e 4×4 off-road reduzida.

A fábrica também levou ao público o Evo VII, uma versão de Rallye adaptada para as ruas. São 280 cv de potência no motor, rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo e tração permanente prometendo estabilidade perfeita nas curvas.

Chevrolet – Comemorando o tricampeonato no Rally dos Sertões, a picape S10 tem algumas mudanças. O painel foi remodelado, com formato arredondado e de fácil visualização. A versão Executive vem com rodas de alumínio de 16 polegadas e pneus mais largos.

Land Rover – O lançamento da marca é o Ranger Rover. Entre suas inovações, na transmissão automática de cinco velocidades é possível realizar mudanças em movimento entre as faixas alta e baixa. Também possui suspensão eletrônica a ar, com sistema que detecta a mudança do tipo de piso e aumenta seu curso e a articulação das rodas. Inclui ainda uma nova gama de motores: V8 a gasolina (32 válvulas e 282cv) e o motor 6 cilindros a diesel (174 cv), com injeção automática de combustível Common-rail.

A Land Rover antecipou também no Salão a apresentação da nova linha Freelander, utilitário-esportivo de médio porte responsável por 55% das vendas da marca em todo o mundo, com chegada ao Brasil prevista para o próximo ano.

Chrysler/Dodge/Jeep – Entre os lançamentos, o novo Jeep Cherokee Sport, produzido em Toledo North, Ohio (EUA), é equipado com um novo motor V6, de 3.7 litros, de 211 cv e transmissão automática de 4 velocidades. A velocidade máxima é de 180 km/h, atingindo de 0-100km/h em 10,8 segundos. Apresenta ainda um novíssimo sistema de suspensão dianteira independente de quatro braços articulados, traseira independente de três braços articulados, com eixo rígido combinado com um sistema de direção de pinhão e cremalheira totalmente recalibrado.

O novo Jeep Grand Cherokee está disponível nas versões Laredo e Limited. A versão Laredo ganhou um novo motor turbo diesel, com o inovador sistema Common-rail, produzido na fábrica da Mercedes-Benz. Esse novo motor propicia 17 kW (23 cv) e 16 Nm mais de torque que o motor anterior, chegando a 163 cv. Também gera um ganho de consumo da ordem de 16%, tornando o Grand Cherokee Laredo 2.7 o mais econômico de sua categoria.

O Grand Cherokee Limited também tem novo motor a gasolina V8 Power Tech, de 4.7 litros, 220 cv. Propicia 190 kW (258 bhp), que é 16 mais força que o modelo padrão de 4.7 litros V8, e 425 Nm (313 lb ft) de torque, que é 8% superior. Atinge a velocidade máxima de 207 km/h.

Toyota – Exibiu o modelo 2003 da Hilux, já disponível nas revendas da marca. O veículo foi completamente reestilizado no último ano e agora tem duas opções de motor: diesel 3.0 litros com 90 cv e turbodiesel 3.0 litros com 116 cv. A Hilux existe em sete variações, da mais simples (cabine simples 4×2) à motor turbodiesel, cabine dupla e tração 4×4.

Nissan – A marca está promovendo o seu primeiro veículo fabricado no Brasil, o Frontier. O motor é de 2.8 litros (132 cv) a diesel. Opções tração nas duas rodas ou nas quatro.

Outro modelo a ser lançado é o Freelander, um utilitário médio, com cinco portas e capacidade para cinco pessoas.

KIA – Está trazendo para o país o utilitário de médio porte Sorento, nas versões a gasolina e a diesel. O veículo deverá concorrer diretamente com a Mitsubishi Pajero, o Nissan Pathfinder e a Cherokee, da Chrysler.

Honda – A Honda também está na onda dos utilitários esportivos com o CR-V e sua exclusiva tração integral 4×4 “Real Time” – acionada automaticamente quando as condições do terreno exigem. O veículo foi recentemente reprojetado em sua segunda geração. Recebeu, além de uma nova carroceria, uma plataforma modificada para proporcionar maior desempenho e menores níveis de ruído e vibrações.

Volvo – A empresa exibiu o XC90, seu primeiro utilitário esportivo, lançado neste ano no Salão de Detroit. A Volvo destaca a segurança do veículo, que possui o exclusivo sistema RSC (Roll Stability Control – Controle de Estabilidade Anticapotamento). A XC90 é oferecida nas versões seis cilindros, bi-turbo e 272cv e também cinco cilindros, turbo de baixa pressão e 210cv.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 21, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure