Viagem ao Alasca foi o tema da palestra (foto: Alexandre Ciszewski/ www.webventure.com.br)
Direto da Adventure Sports Fair – Foram 72.496 km rodados em 252 dias de viagem, passando por 17 países diferentes. Essa foi a viagem realizada por Claudio e Joyce Guimaraes a bordo de um Land Rover Defender 90, partindo de Jaraguá do Sul (SC) com um único destino: chegar ao Alasca (EUA). Em palestra no terceiro dia Adventure Sports Fair (12), o casal contou um pouco sobre o planejamento e o roteiro da viagem realizada entre 2007 e 2008.
Foram seis meses de planejamento. Precisamos estar preparados para qualquer coisa e ter muita paciência, comentou Claudio sobre atravessar as fronteiras entre os países e as paradas militares. Quando estávamos no México fomos parados sete vezes, no mesmo dia!, completou Claudio, deixando claro o prejuízo na viagem em termos de perda de tempo.
Saindo de Santa Catarina, os viajantes rumaram para Argentina e Chile, depois seguiram em direção ao Norte, passando por Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, México, Estados Unidos, Canadá e finalmente chegando no Alasca (EUA). Mas não foi muito simples. Alguns imprevistos acontecem: Fomos cruzar uma cidade, no México, e acabamos batendo o carro, atrasando ainda mais nossa viagem, contou Claudio, explicando para os ouvintes da palestra a dificuldade de conseguir as peças do Land Rover no México.
Alasca – Não queríamos chegar apenas no Alasca, mas sim no extremo dele, esclareceu o casal. Para chegar até lá eles percorreram estradas como a Alaska Highway e a famosa Rota 66. No Alasca, no Círculo Polar Ártico, Joyce e Claudio Guimaraes tiveram a oportunidade de presenciar o espetáculo da Aurora Boreal. Na volta, os aventureiros enfrentaram muita neve no Canadá.
Um ponto que Claudio fez questão de informar foi sobre a qualidade das estradas: Passamos por países muito pobres, mas a pior estrada pela qual percorremos de carro foi justamente no Brasil (de Boa Vista a Manaus). Para saber mais detalhes do roteiro de viagem acesse www.terrasemfronteiras.com.
Este texto foi escrito por: Alexandre Ciszewski