Marc Coma assumiu a segunda colocação na classificação geral (foto: Divulgação)
A quarta etapa do Rali Orpic Maroc, segunda etapa do Mundial de Rali Cross-country da FIM, foi marcada por acidentes e problemas técnicos. O dia foi especialmente frustrante para o francês Richard Sainct, da equipe oficial KTM, que perdeu a liderança no Marrocos após sua moto estourar o motor faltando 100 quilômetros para o fim da especial.
A liderança foi passou para o espanhol Esteve Pujol, também equipe KTM, que venceu a etapa de 332 quilômetros deste sábado. Em segundo lugar seu compatriota Marc Coma completou a etapa com seis minutos de desvantagem em relação a Pujol. Em terceiro o veterano italiano Fabrizio Meoni e em quarto o francês Cyril Despres, que com 12 minutos de desvantagem em relação ao líder, perdeu o segundo lugar na classificação geral para Coma.
Dia difícil para as motos – Despres passou todo o dia abrindo a trilha em dupla com seu companheiro de equipe, o sul-africano Alfie Cox, que completou em quinto a etapa. Despres e Cox fizeram o pior trabalho do dia e perderam preciosos minutos procurando o caminho dos PCs na difícil navegação do trecho final da longa etapa de hoje.
O dia também foi marcado por acidentes nas motos, o mais grave de todos foi do italiano Matteo Graziani que sofreu uma fratura em sua perna no quilômetro 125. Graziani foi atendido pelo piloto chileno Carlo De Gavardo que viu a moto do italiano voando pelos ares em um trecho pedregoso da especial. “Matteo estava completamente inconsciente. Eu o despertei e ele queria continuar na prova quando se levantou com muitas dores. Mas ele não sabia nem onde estava direito. Estava completamente desorientado”, explicou De Gavardo.
Confira os mais rápidos nas motos neste sábado:
1. Esteve Pujol – KTM – 03h18’45
2. Marc Coma – KTM – 03h25’20
3. Fabrizio Meoni – KTM – 03h30’12
4. Cyril Despres – KTM – 03h31’04
5. Alfie Cox – KTM – 03h33’47
Classificação geral até a quarta etapa:
1. Esteve Pujol – KTM – 14h10’19
2. Marc Coma – KTM – 14h15’27
3. Cyril Despres – KTM – 14h24’38
4. Fabrizio Meoni – KTM – 14h36’38
5. Richard Sainct – KTM – 14h59’50
Este texto foi escrito por: Cristina Degani