Documento sintetiza princípios e valores do montanhismo brasileiro (foto: Divulgação)
Faz um mês que aconteceu a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, mas as discussões que rolaram no evento ainda estão gerando frutos. A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) acaba de divulgar um documento para sintetizar os princípios e valores do esporte, baseado nos fóruns que aconteceram no Rio de Janeiro.
De acordo com Silvério Nery, presidente da CBME, o texto é uma consolidação da posição dos montanhistas em relação à parte mais conceitual.
Questões como a separação do montanhismo enquanto atividade esportiva da visitação de montanhas como turismo ocasional estão esclarecidas, assim como as diretrizes que devem estabelecer o acesso às montanhas.
A livre prática do esporte, sem a obrigatoriedade de guias e preferencialmente sem a cobrança de taxas para entrar em parques públicos, é outro ponto de destaque, assim como a conservação do meio natural, com o mínimo de interferência humana.
Por fim, o documento ressalta a responsabilidade dos montanhistas pela própria segurança e pelos riscos aos quais se expõe.
O arquivo está no site www.semanademontanhismo.com.br e deve servir de guia aos novos e antigos praticantes de montanhismo e escalada.
Serve tanto como base de reflexão para novas ações, como para julgamento daquilo que já foi feito e tenha sido colocado em dúvida, afirma Nery.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi
Last modified: junho 4, 2012