Varsóvia, Polônia – O alpinista polonês Tadeusz Kudelski, desaparecido após sofrer uma queda na descida do Everest, está morto. A informação foi dada hoje (21/05), por telefone, pelo chefe da expedição, Ryszard Pawlowski. Segundo ele, há outra vítima na equipe, um belga, que morreu por congelamento.
Em uma conversa com a emissora polonesa de rádio ZET, que patrocina a viagem, Pawlowski disse que seu companheiro e compatriota escorregou e caiu de uma parede a 8.600m de altura na noite passada.
O belga, cuja identidade não foi mencionada, morreu congelado também na noite de ontem quando esperava em um acampamento a 8.200m de altitude, a volta dos três alpinistas que foram até o pico do Everest.
Um terceiro participante, um português de identidade também não revelada, sofreu um congelamento grave, mas não foram divulgados mais detalhes sobre seu estado de saúde. Pawlowski, que comandava a expedição, já chegou a oito picos em alturas superiores a 8.000m de altura e é o primeiro europeu a chegar três vezes ao cume do Everest.
Desaparecimento – Ainda não foi encontrado o alpinista britânico Michael Matthews, de 22 anos, que foi visto pela última vez na quinta-feira passada (13/05), descendo do cume do Everest.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 21, 1999