Webventure

Dois ciclistas morrem atropelados na Rodovia dos Bandeirantes

Dois ciclistas morreram em acidentes separados hoje, quinta-feira (19/05). Foram dois atropelamentos na pista que volta para a capital paulista que resultaram na morte do Professor da USP Luís Fernando Bicudo Pereira Costa Rosa, de 40 anos, e de outro ciclista ainda não identificado.

Um deles aconteceu na altura do quilômetro 33, na região de Caieiras por volta das 6h15. O outro foi às 7h20, já em São Paulo, no quilômetro 22, quando um ciclista foi atropelado por uma Kombi. As duas vítimas morreram na hora. A Rodovia é rota freqüente para treino de bikkers, apesar de não oferecer a devida proteção.

Pela triste coincidência, é impossível não relacionar o fato à proibição da Universidade de São Paulo quanto aos passeios e treinos de bike no campus. A instituição imediatamente se pronunciou a respeito em um boletim, afirmando que “É inaceitável, portanto, que se use de uma fatalidade como essa para tentar imputar responsabilidades à Universidade de São Paulo pelo ocorrido, como se o acidente em questão fosse resultado direto da proibição da prática de ciclismo na Cidade Universitária por pessoas que não pertençam à comunidade da USP”.

O site Amigos da Bike (www.amigosdabike.com.br) divulgou um texto aclamando por uma manifestação na entrada principal da USP, alegando que “Sem querer utilizá-los como mártires no caso da USP, mas, talvez se ela já estivesse aberta, a probabilidade deste fato ter ocorrido teria sido bem menor.” Os ciclistas Clovis, Celso e Cleber Ricci Anderson assinam o comunicado, que ainda diz que estão convocando “todos para uma manifestação amanhã sexta-feira (20/05) às 7:00 da manhã no portão principal da USP.”

Este texto foi escrito por: Webventure