Mike Sanderson comemora a vitória na perna (foto: Divulgação/ VOR)
Os veleiros ABN Amro 1 e 2 completaram a segunda perna da Volvo Ocean Race e chegaram em Melbourne, na Austrália. O primeiro veleiro a chegar foi o ABN 1, perto da meia noite no horário local 7h em Brasília. O ABN 2 terminou a perna na madrugada, 11h no Brasil.
Com tantos veleiros tendo problemas nessa perna, os tripulantes comemoram chegar inteiros ao final. Chegamos aqui intactos, mas tivemos que trabalhar duro por isso. Foi um longo programa. O barco está em boa forma e passamos muito tempo sem ter problemas, disse o comandante vencedor Mike Sanderson.
O stress foi enorme desde a Cidade do Cabo. Notícias dos outros veleiros quebrando nos deixavam apreensivos quanto ao nosso. A cada boletim de posicionamento tinha uma novidade, e era sempre algo grande. Foi inacreditável, desabafou o comandante.
Sobre os temidos Mares do Sul, Sanderson disse estar impressionado com o que viu. Nunca vi mais de 45 nós de vento e um veleiro se comportando bem aqui no sul, como aconteceu conosco. Tivemos tudo o que pedimos nos mares do sul, contou.
Segundo lugar – Para chegar em segundo lugar os jovens velejadores do ABN Amro 2 tiverem que enfrentar apenas um nó de vento. No meio da madrugada do horário de Melbourne, início da manhã no Brasil, a situação melhorou um pouco e com ventos de quatro nós o veleiro cruzou a linha de chegada.
O próximo barco esperado na Austrália é o Movistar, que está a cerca de 100 milhas da costa. Depois vem o Piratas do Caribe com mais de 360 milhas e o ING Real Estate Brunel a mais de 700 milhas do fim. Os veleiros percorreram cerca de 250 milhas por dia.
Com a vitória o ABN Amro 1 abriu vantagem na liderança da classificação geral, está com 29 pontos. O ABN Amro 2 pulou para a segunda colocação com 24. Depois, se a ordem continuar a mesma de agora, o Movistar aparecerá em segundo com 15.50 pontos. Mesmo com a desistência da perna o Brasil 1 só cai uma posição, vai para 13.5 pontos e empata no terceiro lugar com o Piratas do Caribe. Um ponto atrás está o veleiro da Ericsson e com 11 pontos o ING Real Estare Brunel termina a tabela.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 21, 2006