Webventure

Dominando o Mundial, Schlesser “pula” etapa

O francês Jean Louis Schlesser e seu navegador Magne são as principais ausências na etapa da América do Sul a etapa Argentina, que, em razão da crise, vai se desenrolar em território chileno do Mundial de rali cross-country. Schlesser, um dos nomes mais conhecidos da modalidade, sempre um favorito ao título do rali mais famoso do mundo, o Dakar, já fez a sua parte. Venceu quatro das seis etapas disputadas até agora.

Com o Dakar fora do campeonato, a primeira etapa do Mundial foi o Baja Itália, disputado entre 14 e 17 de março. Terminou com dobradinha da equipe Schlesser-Adventures, com o Schlesser em primeiro e Josep-Maria Sérvia em segundo. Nas motos, a vitória foi de Mateus Grizani.

Depois seguiu-se o Rally Internacional da Tunísia, entre 5 e 14 de abril. Na oportunidade, Peterhansel (Mitsubishi) venceu e assumiu a liderança do campeonato. Na terceira etapa, a festa foi portuguesa: o país abrigou o Baja Vodafone, de 9 a 13 de maio, e as vitórias foram de Carlos Souza (Carros) e Paulo Marques (Motos).

Outro Baja, o da Espanha, marcou nova vitória de Schlesser, que deixou Souza em segundo. Nas Motos, venceu o local Juan Roma.

O Master – A etapa mais dura foi disputada na seqüência: o Master Rallye. Desta vez o evento de mais de 10 dias aconteceu na Rússia, de 1º a 11 de agosto. Outra vez a dupla Schlesser/Magne conquistou o primeiro lugar, com o russo Alexander Khrol em segundo. O suíço Lundmark (KTM) foi o melhor nas Motos aliás, a equipe ocupou os nove primeiros lugares na classificação geral. Para conferir mais detalhes da prova, acesse www.rally.ru, site oficial com versões em inglês e francês.

Com essa performance, Schlesser se dá ao luxo de não encarar a travessia oceânica para competir em solo sul-americano. Mas o famoso protótipo Schlesser-Renault vai estar lá, conduzido por Servia. Já nas Motos, a briga ainda é quente e a KTM marca presença.

Segundo o calendário da FIA (Federação Internacional de Automobilismo – www.fia.com), restam duas etapas para o fim do Mundial depois da realização do Las Pampas: uma é o Desert Challenge, em outubro. A outra ainda não tem local definido, mas aconteceria em novembro.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira