Foto: Pixabay

Domingo é mais um dia sem ventos na Pré-Olímpica de Vela

Redação Webventure/ Vela

Bruno fontes  Isabel e Fernanda sendo rebocados para a raia (foto: Divulgação 2007qdregatta.com)
Bruno fontes Isabel e Fernanda sendo rebocados para a raia (foto: Divulgação 2007qdregatta.com)

Esse domingo foi mais um dia sem ventos na cidade de Qingdao, onde acontece até o dia 25 o último evento teste para os Jogos Olímpicos de Pequim (China) 2008. Os velejadores enfrentaram o terceiro dia não consecutivo de calmaria, fato que deixou o calendário todo atrasado.

A previsão do tempo recebeu a informação que os ventos parariam de soprar conforme o nascer do dia e a comissão resolveu antecipar as regatas em uma hora e dar o sinal de saída às 12h (hora local), mas às 15h tiveram que cancelar as provas de todas as classes. Assim, muito velejadores passavam o tempo na água conversando com seus colegas, jogando jogos, ou simplesmente relaxando.

Apesar de a maior parte dos expectadores não estar acostumado a longas esperas pelas condições ideais, os velejadores costumam viajar grandes distâncias e ficar “de molho”, aguardando a chegada do vento. Em dois importantes eventos deste ano, a Americas’Cup, em Valência e o Mundial de Cascais, em Portugal, ventos muito fracos ou muito fortes impediram a realização das provas.

Líderes – Com quatro dias de prova restando, com o dia 24 de agosto estabelecido como reserva, a Grã Bretanha continua a manter sua posição de país mais forte do campeonato. Depois de conquistarem quatro ouros na prova do ano passado, atualmente ostentam a liderança em quatro classes: RS:X feminino, Yngling, Laser e Finn.

Sexta feira foi possível a realização de regatas para todas as classes, mas os brasileiros não foram muito bem. Os atuais campeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada amarguraram uma 13ª colocação, depois de um quinto e um segundo lugares nas outras disputas. “Não tivemos um bom dia e precisamos melhorar já nas próximas regatas. A meta agora é conseguir uma boa média para descartar esse 13º lugar ao fim da fase de classificação”, contou Scheidt”. Atualmente eles estão na sexta posição geral.

Porém, não será uma tempestade num copo d’agua caso eles não obtenham uma qualificação ao final do evento, visto que o mesmo não é eliminatório para a Olimpíada, serve apenas como evento teste. “Nosso objetivo principal no ano era o Mundial de Cascais, onde conseguimos o título. Aqui o foco é conhecer as instalações e os ventos de Qingdao, mas até agora está difícil”, ressaltou Bruno.

Atualmente, na 49er André Fonseca é o 10º colocado, com um 2º, um 14º, um 9º, um 14º, um 14º e um 12º lugar, sendo que o primeiro 14º foi descartado. Na 470 feminina Fernandinha Oliveira e Isabel Swam marcaram um 23º após tomarem uma punição (resultado descartado), um 15º, um 17º, um 8º e um 3º lugares e ocupam a 11ª posição geral.

Na Finn João Signorini é o 15º colocado após marcar um 17º lugar, um 7º, um 13º e um 19º e não ter descartado nenhum, pois ainda não foram feitas cinco regatas.

Na Laser, Bruno Fontes ostenta a 7ª colocação geral, após ter marcado um 2º, um 22º, um 10º e um 6º lugar nas regatas disputadas. Na Laser Radial, Adriana Kostiw ocupa a posição de número 22, pois marcou um 5º, dois 23º lugares e um 25º. Na RS:X masculina, Bimba ocupa o nono posto no acumulado geral, após chegar em 12º, 5º, 18º e 6º nas regatas disputadas.

Na prancha feminina Patrícia Castro é a antepenúltima colocada, no 19º posto geral, após marcar 17º, dois 18º lugares e um 20º até o momento. As classes Tornado, Yngling e 470 masculino não possuem brasileiros disputando.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Last modified: agosto 19, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure