A manhã do próximo domingo (22/9) promete ser de muita atividade no Parque Estadual do Jaraguá, na zona oeste da capital paulista. Lá, acontecerá um mutirão para a limpeza das trilhas e encostas do pico de onde se pode observar grande parte da cidade de São Paulo. Já confirmaram participação integrantes do Corpo de Bombeiros, União dos Escoteiros do Brasil e Clube Alpino Paulista, além de estagiários do Centro Universitário Nove de Julho e voluntários das comunidades vizinhas.
O programa começa às 8 horas, com a abertura do evento na concha acústica. Em seguida será feita a divisão de equipes e atribuição de tarefas, sob a orientação do Núcleo de Educação Ambiental do Parque. Cerca de 500 sacos de lixo e 100 pares de luvas estarão disponíveis para os voluntários. A faxina geral deverá ser encerrada na hora do almoço.
Com uma área de 500 hectares, o Parque Estadual do Jaraguá, administrado pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica localizado no perímetro urbano de São Paulo, constituindo um importante espaço para o desenvolvimento de pesquisas científicas e ações de educação ambiental. A vegetação natural existente proporciona abrigo para diversas espécies de aves como o anú preto, andorinha, coruja, gavião carijó, jacu, jacu-guaçu, joão-de-barro, maritaca, pica-pau e outras, além de animais como quati, preá, serelepe, tatu e veado mateiro.
Maiores informações sobre o evento poderão ser obtidas com o coordenador geral do Parque Estadual do Jaraguá, Vladimir Arrais de Almeida, pelos fones: (11) 3943-5222 ou pejaragua@bol.com.br. www.webventure.com.br/cap.
O mutirão faz parte de uma série de atividades programada no Brasil e em outros países, ao longo de 2002, declarado pela Organização das Nações Unidas – ONU, por intermédio da FAO – Fomento para a Agricultura e a Alimentação, como o Ano Internacional das Montanhas, reservando a data de 13 de abril sido para o Dia Internacional da Montanha Limpa.
Estes eventos tentam organizar e ampliar a consciência sobre a importância dos cossistemas das regiões montanhosas e das populações que nelas vivem. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e outros Estados, vêm sendo realizados mutirões
de limpeza em regiões serranas, estimulados particularmente pelos clubes de montanhismo, como a Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo – FEMESP.
A FEMESP lançou, em âmbito nacional, o projeto Adote uma Montanha, que, além do mutirão no Parque Estadual do Jaraguá, estará realizando simultaneamente, no mesmo dia 22, atividades de limpeza e manutenção de trilhas na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí; no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Bernardo do Campo; nas Pedras Maria Antônia, Grande e Santa, no Município de Pedra Bela; no Morro do Maluf, no Guarujá; e no Pico das Cabras, em Campinas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 19, 2002