Prova vai agitar o Rio Grande do Norte (foto: Donizette Castilho/Divulgação)
A torcida do Rio Grande do Norte tem boas possibilidades de comemorar a vitória no Campeonato Brasileiro de Cross Country. Válida pelo torneio nacional nas categorias motos, quadriciclos e carros, a 12ª edição do Rally RN 1500 contará com a participação dos principais competidores da região potiguar entre os dias 29 de abril e 3 de maio
A expectativa é de um número recorde de inscritos, cerca de 150 de todo o país. Na lista de potiguares que têm boas chances de ficar com o título estão os experientes Márcio Oliveira, nos quadriciclos, e Tiago Fantozzi, nas motos. Os pilotos integram a equipe KTM Mania e têm boas expectativas para representar o estado, após os bons resultados em etapas passadas.
Morando em Natal desde o ano passado, Tiago, que é o atual campeão do RN 1500 e líder da temporada 2009, treina para correr com a bandeira do Rio Grande do Norte em busca não só do título desta prova, mas também pelo sonhado Campeonato Brasileiro.
Este ano três provas do Brasileiro serão no Nordeste e estou treinando forte para conseguir vencer o campeonato. Para completar, o Rally dos Sertões também termina em Natal. Vamos continuar trabalhando sério e arduamente e batalhar por essas conquistas, disse Tiago.
Já entre os carros, uma das promessas potiguares é a dupla Yuri Alexander de Oliveira e Rodrigo Fernando Castro. Piloto e navegador correm juntos em rally desde 2004 e têm no currículo duas participações no RN 1500: em 2006 quando ficaram com o terceiro lugar da Production e no ano passado, edição que rendeu a dupla a segunda colocação na categoria.
Estamos motivados para encarar o desafio. A nossa equipe está preparada e vai correr para ficar entre os três primeiros da categoria e entre os sete no ranking geral. Mas claro que se conseguirmos o primeiro lugar será excelente, já que a prova terá a presença de competidores fortes de todo o país, disse Yuri. Conhecemos bem os terrenos e isso vai contar muito. A união dessa experiência e a questão mecânica do carro é o que vai fazer a diferença nos quatro dias, concluiu o piloto.
Movimentação e economia
Os dias de prova vão movimentar a região. A caravana do RN 1500 não se limita aos aventureiros das trilhas. Além de pilotos e navegadores, centenas de pessoas fazem parte do evento, entre profissionais de imprensa, chefes de equipe, patrocinadores e familiares, todos já se organizam para seguir viagem. Serão cerca de 1.500 Km percorridos por trilhas, terrenos variados, paisagens e visuais do Rio Grande do Norte, passando pela capital Natal e diversas regiões do estado, percurso que inclui o Roteiro Seridó, Vale do Assu, região petrolífera, e o Pólo Costa Branca, pelas dunas e praias. Uma verdadeira Odisséia pelas terras potiguares, movimentando a economia do interior e desenvolvendo o turismo e sua interiorização.
A 12ª edição do RN 1500 será realizada em quatro dias de disputas com quatro especiais de velocidade cronometradas: Especial das Serras; Especial do Seridó; Especial do Petróleo; e Especial Costa Branca. As inscrições ainda estão sendo feitas até o dia 24 de abril pelo site oficial ou pelo Webventure, com vagas limitadas.
Este texto foi escrito por: Webventure