Sabemos o quão importante é uma boa noite de sono, afinal, dormir bem é fundamental para garantir não só a regulação da fome e saciedade, como também de diversos outros processos, contribuindo para o equilíbrio do organismo.
Mas quando falamos em uma noite bem dormida estamos nos referindo à acordar dispostos para o dia e não apenas às horas de sono dormidas. Afinal, cada um tem uma necessidade diferente de tempo para descansar. O importante é que o sono seja contínuo, ou seja, não interrompido, fazendo que você alcance níveis mais profundos.
E como fazer quando este sono não é contínuo ou demora a chegar? E quanto à alimentação, tem algo que pode ajudar ou interferir de maneira negativa na qualidade do nosso sono?
Uma queixa comum é sobre acordar para ir ao banheiro. Em determinados casos isso pode ser evitado ao priorizar um maior consumo de líquidos na parte da manhã, diminuindo gradativamente após as cinco da tarde.
Dietas pobres em carboidratos podem ser prejudiciais para a qualidade do seu sono, uma vez que a regulação da produção da melatonina, hormônio que tem como função principal regular o sono, pode sofrer interferência pelo baixo consumo deste alimento.
Outro aspecto importante para uma boa noite de sono é propiciar um ambiente escuro e calmo perto do horário de ir pra cama. Assim, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso, é importante criar um ambiente com luzes mais baixas, silêncio e temperatura agradável que possam contribuir para desacelerar o metabolismo.
Um chá de camomila ou um leite quente também podem ser ótimas opções para trazer calmaria e aconchego, além de conter substâncias que podem induzir o corpo ao sono.
Este texto foi escrito por: Andrea Matarazzo
Last modified: setembro 17, 2014