Competidor salta durante o downhill; nunca antes houve uma prova parecida. (foto: Divulgação)
Um downhill diferente, em direção ao centro da Terra. Desafio realizado na mina mais antiga do mundo, com mais de 110 anos, situada a 600 metros abaixo da superfície terrestre. O percurso, de 1,5 km de trilhas, foi elaborado com 200 m de declínio, iluminação limitada, obstáculos de fogo, temperaturas altas e saltos inesperados.
Este foi o cenário da primeira corrida de mountain bike subterrânea, a Red Bull Race Down to the Middle of The Earth, que aconteceu no início de fevereiro, em Sondershausen, cidade no interior norte da Alemanha.
Somente os 24 melhores bikers profissionais puderam competir, por se tratar de um desafio que une alta velocidade, força física, agilidade e perfeita noção de espaço.
Entre as galerias da mina, as proporções pareceram mudar de extremo a extremo. Houve trechos em que os pilotos atingiram 80 km/h, enquanto, em outros, curvas fechadas e freadas bruscas foram mais freqüentes. O piso escorregadio e a falta de iluminação também foram constantes, além da desidratação devido à baixa umidade do ar.
Alucinante – Por isso, os pilotos tiveram de usar equipamentos de segurança (capacete, proteção peitoral, cotoveleira) parecidos com os utilizados no motocross. O time dos melhores do mundo foi formado por 16 homens e 8 mulheres.
O francês Cedric Garcia, 23 anos, que já foi o campeão mundial em Leysin, na Suíça, campeão de dual em Mount Saint Anne, no Canadá, venceu a final contra Bas De Bever, 32 anos, dos Países Baixos, em túnel escuro e sinuoso com temperaturas que chegavam a 30ºC. Em terceiro lugar ficou Mickael Deldycke. Essa foi definitivamente a corrida mais alucinante de que já participei. Não vai ser fácil esquecê-la!, comentou Cedric.
A competição feminina foi dominada por Anne-Caroline Chausson, 24 anos, duas vezes campeã mundial. Ela ficou em primeiro lugar, seguida por duas americanas, Marla Streb, 35 anos, veterana de dual e downhill, e Tara Llanes, de 23 anos.
Veja abaixo a classificação final:
Masculino
1) Cedric Garcia FRA/ Volvo-Cannondale
2) Bas DeBever Países Baixos/ Be One
3) Mickael Deldycke FRA/ Schwinn
4) Mickal Marosi – TCH / Author-Skoda-RB
5) Claudio Caluori Suíça/ Tomac
Feminino
1) Anne-Caroline Chausson FRA/ Volvo-Cannondale
2) Marla Streb EUA/ Foes-Azonic
3) Tara Llanes EUA/ Yeti
4) Celine Grob FRA/ Scott
5)Nolvenn LeCaer FRA/ Rotwild
Marcelo Beckmann colaborou com a matéria.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 16, 2001