Kit médico tem mais de 180 ítens (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Direto de Parnaíba (PI) – Os 240 atletas que correrão o Mundial de corrida de aventura, o Ecomotion/ Pro, a partir deste domingo (2), já começaram a contagem regressiva para a largada, que acontecerá às 15h, e a partir de agora nada mais pode ser feito, a não ser a estratégia de cada equipe, que recebeu o mapa da prova às 13h deste sábado (1), em Parnaíba (PI).
E os alertas já começaram para os cuidados com o calor e os possíveis riscos que as 60 equipes podem se deparar. Clemar Correa, o chefe da equipe médica do Ecomotion, alertou os atletas que há quatro locais que são os mais perigosos em todo o percurso. Um deles, um trecho de serra no começo da prova, é extremamente seco e sem água em riachos ou locais para compra.
A principal recomendação de Dr Clemar é com relação a hidratação e cuidados com a proteção contra queimaduras de sol. Serão quatro duplas de médicos percorrendo os 520 quilômetros da prova com kits médicos com cerca de 180 itens.
Além disso, a equipe médica conta com um equipamento de R$ 18 mil que faz exame de sangue e dá o resultado na hora. Basta colocar uma gota de sangue em um chip que é inserido no aparelho e que por transmissãode infra-vermelho dá o resultado analisando cerca de 20 fatores no sangue.
Isso é importante para ter uma noção de como agir com alguém que esteja em estado gravíssimo no meio do nada, explicou Clemar.
Para o médico, muitas equipes terminarão a prova mesmo com tantas dificuldades porque este será o mundial da modalidade e o evento conta com as melhores equipes do mundo. Mas não dá para dizer quantas terminarão, mas serão muitas. É uma loteria quem vai acabar e quem não vai.
Novatos – Algumas equipes farão o Ecomotion pela primeira vez, mas não só essa prova em sí, mas sim pela primeira vez estarão correndo uma prova longa. Esses provavelmente não vão terminar. Mas corredor de aventura gosta de encrenca e aqui eles vão encontrar. A hora de parar é um conjunto de fatores que eles saberão quais são, finalizou.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: novembro 1, 2008