Webventure

Duas santas idéias para o fim de ano: Madalena e Jacutinga


Santa Rita do Jacutinga possui diversas atrações (foto: Reprodução/ Prefeitura de Santa Rita do Jacutinga)

O Brasil é uma terra de muito religiosa, o que trouxe como presente para muitas localidades, nomes de Santo e de Santas, por onde quer que se vá!

Dois palpites bem-vindos para este final de ano são: Santa Rita do Jacutinga (MG) e Santa Maria Madalena (RJ) duas localidades ainda pouco exploradas e belíssimas.

Santa Rita de Jacutinga é um município mineiro localizado a 150 km do Rio de Janeiro, com diversas belezas naturais e cercado de Mata Atlântica. São mais de setenta cachoeiras. A região ainda possui locais com a mata intocada. Santa Rita de Jacutinga começou a ser povoada por volta de 1832, com a vinda de Francisco Rodrigues Gomes, de Santa Rita de Ibitipoca, que por ser muito religioso trouxe consigo uma imagem de Santa Rita de Cássia, a qual deu nome à cidade. A palavra Jacutinga surgiu devido a grande quantidade dessa ave que havia na região. Dizem os moradores que Jacutinga é considerada a “capital Mineira das cachoeiras”.

Uma das grandes festas dali é a “Festa de Maio” (dura o mês inteiro) com todas as pompas: barraquinhas, leilões, missas e procissões. Essa festa é iniciada e encerrada com uma procissão até o Monte Calvário.

Atualmente a cidade é muito procurada pelos praticantes de esportes de aventura, como rapel, rafting, etc. O Boqueirão da Mira fica próximo ao Arraial do Cruzeiro, é um simpático lugarejo com cerca de quatro quilômetros que podem ser percorridos a pé pelos entusiastas, ou pode-se também chegar de carro até bem próximo. A visão é fantástica: uma bela fenda se abrindo, e do outro lado da rocha uma linda paisagem e por onde sai uma cachoeira com volume impressionante. É o maior boqueirão conhecido em Minas Gerais!

Outras atrações turísticas são: a Cachoeira dos Meirelles, entre o Arraial do Cruzeiro e o Boqueirão da Mira, a Trilha das Cachoeiras na Serra do Pacau e a Cachoeira do Barbosa que fica localizada a 12 quilômetros do centro. Lindo desnível do Rio Preto formando uma incrível queda d’água, ideal para a prática de rafting. A Cachoeira de Santa Clara que fica localizada a 15 quilômetros do centro, e está muito próxima a Fazenda Santa Clara. Cachoeira do Pacau, Fazenda Santa Clara que era antigo engenho de açúcar do século XVII (ainda existe). Uma das curiosidades, é que a fazenda tem 365 janelas, sendo que uma parte delas é pintada na parede da senzala Na época, os donos conseguiam enganar os fiscais do império que proibiam a escravidão no fim do século XIX com este truque.

Sobre Madalena – Tudo começou lá pelos idos de 1835, com a penetração do sertanista português Manoel Teixeira Portugal e posteriormente do mateiro José Vicente, que construiu um rancho nas proximidades. Mas foi em 1850, na troca de uma espingarda de fogo central, com o Padre Francisco Xavier Frouthé, que foi construída a capela dedicada a Santa Maria Madalena. E com o mesmo nome nasceu o Arraial de Santa Maria Madalena, o qual foi desmembrado em 1861 e teve o seu desenvolvimento inicial em torno da ferrovia e da Igreja Matriz, com a cafeicultura prospera.

Localizado nos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, trata-se de um dos pontos do estado com a farta variedade de informação geológica. Por isso, o estado pretende promover Santa Maria Madalena, onde fica a maior porção do parque, à condição de ”Cidade da Geologia”. Distante 219 Km do Rio de Janeiro, e 90 Km de Nova Friburgo, terra de Dercy Gonçalves, a cidade é uma das vias de acesso para o Parque Estadual do Desengano, fundado em julho em 1999 e possui uma área de 224 mil/ha. Com seu clima temperado é convidativo, um dos pontos turísticos, e de onde se tem uma visão panorâmica da cidade, é o mirante da Torre.

A região do parque é coberta por formosas florestas de jacarandá, cedro e óleo-pardo, e espécies em extinção como a preguiça-de-coleira, a onça-parda, o quati, e o queixada.Alem de uma abundancia de outras espécies, como: inhambus, jacutingas, papagaio-chauá e arapongas.

A reserva possui nascentes de vários rios que deságuam em belas cachoeiras como: Cachoeira Bonita, Wernec e Tombo d’Água. Alem do Pico São Mateus (1.576m) e da Pedra da Agulha (1.080m), a Pedra Dubois e o Pico do Desengano são convite para se aventurar!

Este texto foi escrito por: Gabriela Saliba (arquivo)