Loroupe ao bater o recorde mundial da maratona (foto: )
A Maratona de Berlim que será disputada no próximo domingo será palco de um dos maiores duelos de todos os tempos da maratona feminina.
O duelo será travado por duas das maiores maratonistas de todos os tempos: de um lado a queniana Tegla Loroupe atual recordista mundial da distância, de outro, a japonesa Naoko Takahashi atual campeã e recordista olimpica da maratona.
Loroupe (esq) atualmente reside na Alemanha e é detentora do recorde mundial da distância (2:20:43) conquistado no ano de 1999, na maratona de Berlim, prova que já disputou algumas vezes.
A atleta por divergências com a Federação Queniana de Atletismo não disputou o último Campeonato Mundial de Atletismo no mês passado em Edmonton, Canadá.
Essa será a primeira competição de Takahashi na distância desde a conquista da medalha de ouro em Sydney 2000 e também a primeira vez que correrá em Berlim.
“Estou muito feliz em conhecer essa maratona, a próxima que vou correr”, disse Takahashi.
A decisão em correr Berlim e não Chicago, coube ao técnico de Takahashi (dir),Yoshio Koide, afirmando que a escolha deve-se ao percurso rápido, mas principalmente, porque não há vento no percurso.
Segundo Koide, provavelmente, Takahashi quebrará a barreira das 2:20 min.
Este texto foi escrito por: Harry Thomas
Last modified: setembro 26, 2001