Foto: Pixabay

Dupla de caminhões da Território 4×4 fez palestra sobre rali

Redação Webventure/ Offroad

Nilo de Paula e Ricardo Domingues durante a palestra (foto: Cris Degani/ www.webventure.com.br)
Nilo de Paula e Ricardo Domingues durante a palestra (foto: Cris Degani/ www.webventure.com.br)

Um grande bate papo, repleto de curiosidades e histórias de ralis. Foi assim que se seguiram as duas horas de palestra Lama, poeira e adrenalina: saiba tudo sobre rali com a equipe Território 4×4, concedida pela dupla Ricardo Domingues e Nilo de Paula, um das mais experientes em ralis cross-country. A palestra aconteceu na quarta (29/9), no auditório da academia Competition, próxima à avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A dupla corre na categoria caminhões nos campeonatos Brasileiro Cross-country, Copa Baja e Rally Internacional dos Sertões. Nilo tem 22 anos de rali, como navegador profissional, organizador de provas, instrutor de curso de orientação e como pessoa totalmente envolvida com rali.

Já Ricardo tem uma história diferente e não menos envolvida: faz apoio durante vários anos para a equipe de seu irmão, Edu Piano, a Território 4×4. Assim, depois de algum tempo como principal pessoa de bastidores, Ricardo foi para o rali já em briga de grandes, a categoria caminhões.

A dupla corre de Ford F-4000 e este fato também gerou muitas perguntas. Curiosos com a performance da equipe, com peso dos caminhões em comparação a outros que competem na mesma da mesma categoria, nos bastidores de uma grande competição e com dúvidas de toda ordem, os espectadores interagiram plenamente com eles fazendo perguntas e aguardando ansiosos a resposta para, quem sabe, iniciar-se no esporte.

Detalhes da dupla – “O rali exige muita navegação e eu às vezes termino uma especial (trecho cronometrado, o que vale o menor tempo) totalmente moído, suado, cansado mesmo, porque a gente fica atento à planilha e numa concentração brutal”, explicou Nilo. Ele disse isso para quem pensa que navegação é o lado mais “tranqüilo” da competição.

Nilo comentou também a respeito de exercícios físicos, pois um espectador questionou se é necessário praticar exercícios freqüentes para estar num carro de rali. “Graças a Deus eu ainda não precisei fazer exercícios diários”, brinca Nilo. “No máximo faço uma caminhada de uma hora e me cuido com a alimentação”. Tanto ele quanto Ricardo ficam atentos a dormir mais cedo e não beber nada alcoólico nos dias antes de competições.

Os espectadores também tinham curiosidades com termos usados em rali, como prólogo, que é uma pista fechada e artificial, que define a ordem de largada das especiais no dia seguinte. “Geralmente é montada dentro das cidades que recebem o rali, pois é o único momento que as pessoas da cidade tem contato visual e completo com os carros, motos e caminhões de rali”, explicou Ricardo.

Outro ponto questionado foi a segurança no rali. Os espectadores comentaram os acidentes, em especial o capotamento de Klever Kolberg e Lourival Roldan no Rally dos Sertões. Nilo, que é vice-presidente da Abracc (Associação Brasileira de Rally Cross-country para pilotos e navegadores) e disse que uma das missões da entidade é criar condições reais para que pilotos e navegadores tenham mais segurança nas aferições de prova.

Prêmios – Ao final da palestra foram sorteados bonés e camisetas da Ford entre todos os participantes.

Próxima palestra – O Circuito de Palestras Webventure tem nova palestra em 27/10, com o fotógrafo Jurandir Lima.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: outubro 5, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure