Webventure

Dupla feminina no Rally promete garra




A primeira dupla feminina no Rally Internacional dos Sertões já está com tudo pronto para colocar os pés na estrada. Correndo com um jeep Troller, Helena Deyama e Katia Stefani prometem muita garra para enfrentar os mais de 5000km que separam São Paulo de Fortaleza pela esquecidas trilhas do Rally.

Em entrevista exclusiva à
Webventure, na reta final da preparação para o Rally, Helena conta como estão os preparativos para a prova.

Webventure – Tudo pronto para os Sertões?

Helena Deyama-Espero que sim. Eu acabo de pegar o carro. Realmente não conheço muito bem o veículo já que tivemos muito pouco tempo para treinar com ele em algumas trilhas aqui do interior de São Paulo. Mas já decidimos que vamos fazer este Rally com muita cautela, o objetivo maior é conhecer a prova e ganhar experiência.

Webventure – Vai ser a primeira experiência em provas de velocidade?

Helena – Não, nós tivemos uma primeira experiência no ano passado, no Baja 500 da Serra do Cipó. Mas naquela época eu ainda estava correndo com um Engesa que eu tinha, e não é o carro mais apropriado para um rali de velocidade. No Rally dos Amigos, também no ano passado, eu estava com um Troller emprestado, mas nem deu para sentir o gostinho, meu tanque de combustível caiu logo no início da primeira volta.

Webventure – E a Kátia, sua navegadora? Treinada para o Rally?

Helena -A Kátia tem muita experiência em navegação de raid, que eu particularmente acho bem mais difícil que a de uma prova de velocidade. No raid a planilha é mais complicada, com alguns pontos preparados especialmente para enganar o competidor. Segundo o que me disseram, no Rally dos Sertões a planilha é bem precisa, com as marcações todas certinhas. Então acho que não vamos ter muitos problemas de adaptação.

Webventure – Qual é a expectativa de vocês para a prova? Pensam em disputar posições?

Helena – Nosso objetivo maior é o de chegar em Fortaleza. Não pensamos em posicionamento nem em classificação. A idéia é poupar o carro e ir com bastante calma nas especiais. A gente sabe que o Rally dos Sertões é uma prova muito desgastante e não queremos ter nenhuma surpresa no caminho.

Webventure – Vocês conseguiram algum tipo de patrocínio?

Helena – Patrocínio completo é uma coisa muito difícil, ainda mais para quem vai pela primeira vez. É claro que estamos tirando muito do nosso próprio bolso. Mas a Troller está nos dando um tremenda ajuda. Vamos ter apoio de mecânicos da Troller durante a prova, o que é muito importante, porque embora eu entenda bastante de mecânica, não conheço muito bem o motor do Troller. Também conseguimos um patrocínio do Beach Park lá de Fortaleza.

Webventure – Ainda existe muito machismo no meio off-road?

Helena – Se existe eu não percebo. A Kátia é que presta mais atenção neste lado. Sinceramente muitas vezes até esqueço que estou em um ambiente predominantemente masculino. Se existe alguma coisa ela fica bem enrustida e ninguém fala nada.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur