Webventure

Dupla local vence Short Adventure no PETAR


As equipes largaram do campo de futebol do Bairro da Serra em Iporanga. (foto: Divulgação.)

A terceira e última etapa do Circuito PowerBar Reebok Short Adventure aconteceu no último sábado (dia 7) em Iporanga (SP), nos arredores do Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira, o PETAR.

Promovida pela Ecomotion Outdoor Sports Marketing, a competição bateu o recorde de inscritos em corridas de aventura no Brasil, com 128 equipes participantes e teve um percurso total de 57 quilômetros – o recorde anterior foi verificado na segunda etapa do circuito, realizada no dia 26 de outubro, no Litoral Norte de São Paulo (103 equipes).

A largada da competição aconteceu às 9h15 no campo de futebol do Bairro da Serra, em Iporanga. Os atletas praticaram orientação; mountain bike (31 km); trekking (17 km), com trechos de travessia de caverna (1 km); bóia cross (3 km); canoagem (6 km); rapel (140 metros); e Special Tests (que nesta prova consistiu no salto de uma cachoeira de 7,5 metros de altura em uma piscina natural).

Um dos lugares mais elogiados pelos atletas foi a belíssima caverna Alambari de Baixo, com muitas pedras escorregadias e trechos em que os corredores tinham de mergulhar totalmente na água fria, tomando cuidado com as estalactites presas ao teto. A chegada das equipes foi na Pousada das Cavernas, no Bairro da Serra.

Vencedores – A dupla vencedora foi a Bairro da Serra, formada por Ivan Andrade, monitor ambiental, e Leandro Lima dos Santos, pedreiro (ambos com 21 anos), que moram na região do PETAR. Eles completaram o percurso em 5h45min. Em segundo lugar, ficou a equipe Techocean/Hik/Conap 3, de Santos (6h02min), seguida pela Mamelucos, de São Paulo (6h06min) em terceiro, Landscape, também da capital paulista (6h10min), em quarto, e Morcego Radical, de Iporanga, em quinto (6h35min).

Ivan, que pratica corrida de aventura ha quatro anos, disse que o trecho de maior dificuldade para ele foi o duck. “Mesmo assim, conseguimos nos manter sempre entre os primeiros e chegar na frente. Foi uma prova muito disputada e o clima ameno ajudou a todos os competidores”. Sobre a vantagem de correr “em casa”, ele disse: “Estamos acostumados com os rios, trilhas e cavernas da região e isso, sem dúvida, foi um ponto positivo a nosso favor. Mas não posso deixar de ressaltar o bom trabalho da nossa equipe de apoio, que esteve sempre na hora certa e no lugar certo para nos dar assistência”, lembrou Ivan Andrade, que das três provas que disputou no Petar (duas pelo Circuito Brasileiro, em 2000 e 2001, e esta do Short Adventure), venceu todas.

Já Leandro Lima dos Santos fez neste sábado sua primeira corrida de aventura – o parceiro de Ivan era seu amigo de infância Alcides de Oliveira Monteiro, que morreu no dia 26 de outubro em um acidente de carro. “Praticava mountain bike e, claro, senti dificuldades na prova, principalmente nas etapas de duck e remo. Mas fomos muito bem e vencemos”, afirmou. “Esta vitória é dedicada ao Alcides”, completou o pedreiro. Ao cruzar a linha de chegada, Ivan e Leandro choraram muito e lembraram do amigo.

De acordo com Said Aiach Neto, organizador da prova, esta etapa foi a mais técnica e rústica das três. “Fechamos com chave de ouro o circuito. Tivemos muitos atletas que competiram pela primeira vez, assim com aconteceu nas etapas anteriores, e para 2003 vamos repetir este modelo de corrida”, disse. “Estamos preparando outras provas diferentes e que, tenho certeza, farão muito sucesso, assim como o Short Adventure, que cumpriu seu papel de ampliar a base desta modalidade no Brasil”, completou Said.

Sorteio da Mitsubishi – Todos os atletas que participaram das três etapas do Short Adventure ganharam um cupom virtual para concorrer no sorteio de uma Mitsubishi L 200.O sorteio foi realizado logo após a premiação da etapa PETAR. O vencedor da Mitsubishi foi José Garcia, de 68 anos, o corredor mais velho de todo o Circuito. Ele não estava presente na premiação, mas quando foi avisado de que havia ganho, ele achou que fosse um trote e seu parceiro, Ronnie Lot, ligou para a Ecomotion para saber se era verdade. A dupla é da cidade de Rio Preto (SP) e participou da 2ª etapa, no Litoral Norte.

Classificação geral

– Bairro da Serra (Iporanga/SP) – 5h45min
– Techocean/Hik/Conap 3 (Santos/SP) – 6h02min
– Mamelucos (São Paulo/SP) – 6h06min
– Landscape (São Paulo /SP) – 6h10min
– Morcego Radical (Iporanga/SP) – 6h35min
– The Hunters I (Rio de Janeiro/RJ) – 6h37min
– Xenopus (São Paulo /SP) – 6h52min
– Nevone/Cia. Atlhetica/Lobo Guará I (São Paulo /SP) – 6h55min
– Quati (Brasília/DF) – 6h59min
10º – Techocean/Hik/Conap 1 (Santos/SP) – 7h

Mais informações sobre as provas podem ser obtidas no site www.ecomotion.com.br

Este texto foi escrito por: Webventure