Lilian e Silvio voltam a velejar em 2010 (foto: Divulgação)
Em busca de novas experiências, Silvio Ramos e Lilian Monteiro largaram tudo para trás para velejar em torno do mundo, a bordo do RO400 chamado MaTaJuSi. A dupla partiu no início de janeiro deste ano, de Natal (RN) em direção às Ilhas de Salut. Ao todo, já foram navegadas 1.500 milhas, aproximadamente 2.400 quilômetros.
Apesar do projeto e de estar rumo ao Pacífico, a dupla decidiu retornar ao Brasil em dezembro por conta da estação de ciclones na região. Para aproveitar a pausa na viagem, que já dura quase um ano, Lilian e Silvio visitarão os parentes e farão as revisões necessárias no barco.
Nos meses de navegação, os velejadores tornaram-se especialistas na culinária a base de peixe. Grande parte da responsabilidade de manter o barco em ordem está nas mãos de Lilian, que divide o tempo também no posto de assistente de navegação.
Perigo – Um dos grandes problemas de velejar é o problema da pirataria. Silvio e Lilian depararam com um pesqueiro suspeito entre as Ilhas de Salut e Tobago. Logo que foram avistados, os piratas aceleraram e direção ao MaTaJuSi para intercepta-lo, mas Ramos conseguiu realizar uma manobra e despista-los. Pedi para a Lilian ir tirando fotos e nos preparamos para a defesa do barco, contou.
Após os reparos na embarcação, a dupla retoma sua volta ao mundo em 2010.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 16, 2009