Webventure

Eco-canoagem pode salvar o rio das Mortes

Canoístas mineiros estão unidos para tentar salvar o Rio das Mortes, em Minas. De acordo com o ‘Projeto Rio Limpo’, eles percorreram em botes os 135km do curso, compreendido entre as cidades de Barbacena e São João Del Rei, etapa essa que se encerrou no final do mês de junho, recolhendo 8 toneladas de detritos. A sujeira inclui lixo doméstico, esgoto e produtos químicos despejados pelas indústrias da região.

O projeto foi criado por Sérgio Grossi, presidente da Federação Mineira de Canoagem e membro do Comitê de Eco-Canoagem e Turismo da CBCa, em conjunto com Sérgio Ayres. Além da limpeza, o objetivo é conscientizar as comunidades dos municípios de Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Prados, Tiradentes e São João Del Rei sobre a importância da proteção do meio ambiente.

A primeira fase do ‘Rio Limpo’ termina em dezembro próximo. O passo seguinte será um seminário, em agosto de 2.000, na cidade de Tiradentes. O objetivo desse seminário é a criação do Comitê da Bacia do Rio das Mortes e uma fundação que gerará recursos para a preservação do rio. Dessa fase em diante, outro objetivo és são: a introdução de escolas de eco-canoagem nas cidades de Barbacena, Barroso, Tiradentes e São João Del Rei.

Este texto foi escrito por: Webventure