Começa hoje a maior corrida de aventura do mundo, o Eco-Challenge 2002 nas Ilhas Fiji. O Brasil está sendo representado por três equipes.
Nadi (Ilhas Fiji) A largada do Eco-Challenge, a maior e mais difícil corrida de aventura do mundo, será hoje (10/10) às 18h (horário de Brasília) nas Ilhas Fiji. Oitenta e uma equipes de 23 países vão percorrer 500 quilômetros em no máximo 10 dias ininterruptos tendo que superar várias modalidades de esportes de aventura e ação. O Brasil será representado por três equipes: EMA Brasil, AXN Atenah Brasil e Canon Quasar Lontra.
A EMA Brasil é formada por Alexandre Freitas, Eduardo Coelho, José Roberto Pupo e Carmem Silva. A AXN Atenah Brasil tem como integrantes Eleonora Audrá, Eduardo Sarhan, Karina Bacha e Silvia Guimarães. O terceiro time brasileiro no Eco-Challenge é o Canon Quasar Lontra, com Fabrízio Giovannini, Marina Verdini, Rafael Reyes e Victor Lopes Teixeira.
Os participantes só saberão o percurso exato da prova apenas minutos antes da largada. Nós vamos sair dos hotéis em ônibus da organização e devemos ir para o sul, para a região de Pacific Harbor. Mas afirmar onde será o local da largada é mera especulação. Tudo é mantido em segredo, contou Alexandre Freitas, integrante da Equipe EMA Brasil.
O Eco-Challenge vai testar todos os limites dos competidores. Nos 10 dias de prova algumas equipes estão planejando dormir e descansar apenas duas horas por dia. É o caso da EMA Brasil. Essa é nossa expectativa, explica Freitas, que, além de participar de provas pelo mundo, organiza a EMA (Expedição Mata Atlântica), uma das provas do Circuito Mundial de Corridas de Aventura que é realizada anualmente no país. Não haverá tempo nem para comer, comenta.
Além do preparo físico e psicológico para enfrentar uma competição como essa, os atletas precisam ter muito sangue frio para administrar possíveis desavenças dentro da própria equipe. Essa é uma situação que os competidores precisam saber administrar, explica Freitas. Pelo regulamento das corridas de aventura, a equipe que não chegar ao final completa será desclassificada.
A competição consiste na superação de sete modalidades de esportes de aventura como o trekking (caminhada), mountain biking (bicicleta), caiaques oceânicos duplos, pack rafting (botes infláveis individuais) e natação. Ontem, as equipes realizaram a checagem dos equipamentos junto à organização e participaram de um briefing com informações gerais sobre a competição e a cultura nas Ilhas Fiji.
A cultura de Fiji
Para amenizar o choque cultural em Fiji a organização do Eco-Challenge alertou os competidores sobre o comportamento considerado adequado junto à população dos vilarejos rurais.
As regras
·Não usar nada que deixe os joelhos à mostra
·Não usar óculos escuros
·Não gritar e não falar alto
·Bater uma palma ou duas como sinal de gratidão
·Entrar na casa dos moradores sempre pela porta dos fundos, pois a principal é reservada aos grandes chefes.
·As mulheres devem estar com os ombros cobertos
·Entrar nas casas descalço
·Deixar presentes (principalmente cigarros) e aceitá-los como forma de gratidão
VipComm
Assessoria de Imprensa
Ricardo Ribeiro / Cláudia David / Ana Carolina Vieira
Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura
Pabx: (11) 3865-5741 / 3891-0751 / 9917-0056
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site na Internet: www.vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira