Webventure

Eco-Challenge termina com festa e premiação


Brasil 500 Anos fazendo festa na entrega de prêmios (foto: Gustavo Mansur)

Bariloche (Argentina) – 11:53hs – Debaixo de um pôr do sol cinematográfico terminou ontem oficialmente o Discovery Channel Eco-Challenge Argentina 1999. A festa de encerramento da corrida foi realizada da praça central da Villa Cerro Catedral, aqui em Bariloche. Mais de mil pessoas, entre competidores, organização e imprensa estavam presentes.

Foram distribuídos os prêmios em dinheiro as cinco equipes vencedoras.

Também foram dados prêmios especiais para a melhor equipe no trecho de caiaque (Team Aussie), na equitação (Team Halti) e no montanhismo (Team Sierra Nevada). A equipe guatemalteca Hombrez de Maíz recebeu o prêmio de Melhor Espírito de Equipe do Eco-Challenge. O prêmio é um reconhecimento a seu espírito de equipe e sua disposição em conservar o meio-ambiente local. “Embora eles não tenham completado a corrida foi muito bonito ver a disposição que demonstravam em manter limpas as trilhas do Parque”, comentou Mark Burnett, diretor geral da competição. A equipe da Guatemala recebeu US$ 5.000 que devem ser doados a uma organização ambiental escolhida por eles.

Na festa Burnett não teve como escapar ao fato de ter duvidado de que os finlandeses do Team Halti pudessem chegar entre os cinco primeiros colocados. A declaração de Burnett foi feita no primeiro briefing antes da largada, quando inconformado com as declarações dos finlandeses de que a corrida seira muito fácil, disse que comeria seu famoso chapéu se eles estivessem entre os cinco primeiros. Lembrando do fato ontem a noite, Burnett reconheceu que tinha se enganado e comeu vários pedaços de um chapéu feito de chocolate, diante de risos da equipe Halti e de toda a platéia.

Na festa também foi apresentado um trecho das imagens feitas pela equipe do Discovery Channel com equipamento de alta definição. Foi uma momento de suspiro geral na platéia, onde todos recordaram alguns dos momentos mais dramáticos da corrida, como a tempestade de neve do terceiro dia.

Após a entrega de prêmios foi servido um assado típico da região. Um banquete de reis aos olhaos de todos os competidores, jornalistas e organizadores que passaram 12 dias em meio a natureza da região de Bariloche, comendo dia sim, dia não.

Para a próxima edição do Eco-Challenge 2000 na Ilha de Bornéu (Malásia) pouco se comentou. O fato é que Mark Burnett negociou os direitos da próxima competição com o canal norte-americano USA Network, rompendo uma velha parceria com a Discovery Channel. A pedido do próprio Burnett pouco pode se perguntar ou averiguar sobre as condições em que foram realizadas as negociações com a USA Network, e como será a corrida do próximo ano. O que se sabe é que será bem diferente do clima patagônico. Para o próximo ano, muito calor, muita umidade, e muita selva tropical esperam os competidores do Eco-Challenge 2000.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur