Ecomotion/Pro 2009 promete prova quase perfeita (foto: Tom Papp)
O Ecomotion/Pro 2009, uma das principais corridas de aventura do calendário nacional, promete muitas emoções para os participantes da competição, que acontece entre os dias 19 e 29 de novembro, na Serra do Espinhaço (MG). Mesmo com o mistério sobre o mapa da prova, que será divulgado na véspera da largada, os organizadores afirmaram que a disputa será feita de uma maneira quase que perfeita para o esporte.
Dentre os muitos desafios, os competidores passarão por lugares históricos de Minas Gerais, como uma caverna que faz parte da Estrada Real, rota de escoamento do ouro e dos diamantes pelos exploradores europeus na época do ouro. Desta maneira, os atletas poderão observar diversas referências das culturas africanas, européias e indígenas pelo caminho.
Vamos percorrer uma das melhores regiões do Brasil para a prática da corrida de aventura. Teremos um pedal verdadeiro para os amantes do mountain bike, com subidas e descidas incríveis. O trekking será totalmente aspiracional e o terreno é fantástico para que os bons navegadores exercitem a sua estratégia de orientação. Haverá muitas possibilidades de escolhas de caminhos para ganhar tempo, dependendo da habilidade de cada um. O trecho de canoagem vai exigir uma boa leitura de rio das equipes e quanto às técnicas verticais… estaremos no paraíso para esta disciplina, contou Said Aiach Neto, idealizador do evento, que visitou a Serra do Espinhaço seis vezes e fez todos os trekkings e trechos pedaláveis do percurso.
Belezas naturais – Os participantes do evento terão, além de desafios, muitas belezas para apreciar. A Serra do Espinhaço é considerada Reserva da Biosfera Brasileira pela UNESCO, desde 2005, por abrigar mais da metade de animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais, especialmente na Serra do Cipó, onde está o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira.
Perfeição, no entanto, não significa facilidade. Segundo o diretor técnico do Ecomotion/Pro, Tiago Valois, a temperatura pode ser um dos grandes desafios a serem superados pelos atletas. É uma área montanhosa e por isso o desgaste físico é grande. Muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos… além do sol forte no alto das serras. Serão lugares inóspitos e inusitados, disse Valois.
Confira as distâncias de cada modalidade da prova
Trekking: 169 quilômetros
Mountain Bike: 211 quilômetros
Canoagem: 90 quilômetros
Rapel: 70 metros
Total: 470 quilômetros
Programação da prova
Largada: 22/11
Corrida: 23 a 27/11
Previsão de chegada da primeira equipe: 26/11, pela manhã
Fechamento da prova: 28/11, às12h
Cerimônia de premiação: 28/11, às 21h30
Este texto foi escrito por: Webventure