Webventure

Ecomotion/ Pro libera modalidades e distâncias da edição 2011


Competição contará com cinco modalidades diferentes (foto: David Santos Jr)

Falta pouco mais de um mês para o início de Ecomotion/ Pro 2011, que está marcado para os dias 7 a 17 de abril, mas a organização da competição liberou algumas informações fundamentais para a disputa deste ano, como as modalidade e distâncias da prova. Serão mais de 600 quilômetros de percurso pela Costa do Descobrimento (BA), que variarão entre trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais e cavalgada.

No MTB, maior modalidade da prova, serão 300 quilômetros distribuídos ao longo da competição, passando por trechos que variam entre longas retas planas até trajetos de subidas e descidas. Em grande parte dos percursos de mountain bike, os atletas encontrarão também muita lama, que deve dificultar a pedalada.

Já o Trekking contará com 145 quilômetros de trajetos que exigirão bastante da navegação e do preparo físico. Ao mesmo tempo, os lindos trechos da costa litorânea e as montanhas do Extremo Sul da Bahia compensarão todo o esforço dos competidores.

Para refrescar um pouco, a canoagem também estará presente na prova, com 116 quilômetros em rios estreitos ou largos entre matas ciliares e grandes árvores. Em termos de nível técnico, a única informação liberada foi que haverá trechos calmos, mas também vários trajetos com muitas correntezas em meio a manguezais.

Na cavalgada, modalidade mais exótica da disputa de 2011, os atletas percorrerão sete quilômetros de caminhos típicos do interior do estado, onde acontecem “vaquejadas” e rodeios. Por fim, as técnicas verticais variarão entre rapel e escalada em grandes montanhas.

Sede – Outra informação liberada pela organização é a sede de 2011 da competição: Porto Seguro. Uma das cidades de maior apelo turístico da Bahia, o local contribuirá para as comemorações pelo Descobrimento do Brasil (22 de abril) e pelo Dia do Índio (19 de abril), dois dos motivos da data escolhida para a realização do evento.

“Vamos interagir com as populações indígenas da região e proporcionar aos atletas sensações como as dos primeiros portugueses que chegaram ao Brasil nas caravelas da esquadra de Pedro Álvares Cabral”, disse o organizador Said Aiach Neto.

Este texto foi escrito por: Webventure