Prova terá 500km (foto: Divulgação/ Alexandre Cappi)
A organização do Ecomotion/Pro divulgou a lista de cidades por onde a prova irá passar: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itaguaí, Itatiaia, Japerí, Mangaratiba, Mendes, Paracambi, Parati, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Seropédica, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Qualquer membro das equipes que passar por uma dessas cidades sofrerá penalização por parte da direção de prova. Foram contratados cerca de 20 fiscais residentes na região para vistoriar as áreas e evitar que as equipes explorem o percurso.
A direção da prova afirma que quer dar condições idênticas de informações para todas as equipes, independente de sua origem, garantindo uma competição limpa e com elevado espírito esportivo. As equipes que desobedecerem as regras e forem visitar as regiões de prova serão penalizadas, perdendo o direito ao ranking e à premiação.
Ações conscientes e reações rápidas, bem como mudanças de estratégias e escolha de novos caminhos são competências exigidas pelo Ecomotion/Pro. E tudo isso está atrelado aos mistérios e obstáculos que os ambientes naturais escolhidos para a quarta edição do evento proporcionarão aos seus atletas, avisa a organização, no segundo informativo publicado no site oficial.
A prova – A prova deste ano tem 60 equipes inscritas, totalizando 240 atletas. Eles terão pela frente praias, lagos, montanhas, florestas, cachoeiras, trilhas e serras. São 500 quilômetros de prova com as modalidades mountain bike, trekking, técnicas verticais, caiaque duplo, rafting, caiaque inflável, costeira e orientação.
A competição promete ser muito técnica e com muita estratégia. As equipes terão uma prova expedicionária, tendo um menor contato com as equipes de apoio e maior distância entre os postos de controle. A organização do evento acredita que a magia das corridas de aventura está no surpreendente, no desconhecido e em esperar o inesperado, diz o informativo.
A prova é uma das mais importantes da América Latina e faz parte do ARWorld Series.
Este texto foi escrito por: Webventure