Ecomotion/Pro já tem 60 equipes inscritas - Webventure

Foto: Pixabay

Ecomotion/Pro já tem 60 equipes inscritas

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Rafting será em rios de classe II a III (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Rafting será em rios de classe II a III (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

A maior corrida de aventura do país, o Ecomotion/Pro, já tem 60 equipes inscritas, segundo a organização divulgou no site oficial da prova. A atual campeã Buff, da Espanha, estará de volta, assim como parte das melhores equipes do mundo, como a neozelandesa Go Lite, a Merrell/Wigwam Team, com integrantes americanos e da Nova Zelândia, o Team Sole, também de americanos, a sueca Bjurfors Adventure Racing e a finlandesa Team Finland, que competiram em casa no mundial, no fim de agosto.

As melhores equipes do Brasil também estarão presentes, como os integrantes da Try On Oskalunga, melhor brasileira no Ecomotion/Pro 2005 (3°), que devem competir com outro nome. A Mitsubishi Francis Hydratta Quasar Lontra, campeã do circuito Brasil Wild 2006, e a SOS Mata Atlântica, revelação do ano. A Atenah pretende, mais uma vez, competir com uma equipe de quatro mulheres, e está em busca de patrocínio. Todos na busca dos U$ 35 mil de premiação para o primeiro colocado.

O percurso terá mais de 500 quilômetros e irá misturar serras, praias e Mata Atlântica, provavelmente na região Sul do Estado. A organização adiantou que as equipes terão menos contato com seus apoios e as distâncias entre os postos de controle serão grandes.

Site no ar – A partir de hoje atletas e fãs do Ecomotion/Pro podem acompanhar as novidades sobre a edição 2006 da prova no site oficial www.ecomotion.com.br. A página já está no ar com algumas informações sobre a prova, que começa no dia 9 de novembro e tem previsão de dez dias de duração no Rio de Janeiro.

Até agora apenas um informativo foi divulgado, assinado pelo Dr. Clemar Corrêa, sobre o anti-doping. O critério será o mesmo usado pelo Comitê Olímpico Internacional, e Clemar ainda ressaltou o cuidado com a cafeína, substância permitida, mas que oferece riscos quando consumida em excesso.

“Em doses altas pode causar dor-de-cabeça (cefaléia), tremor fino, irritabilidade e até mesmo arritmias cardíacas. Pode aumentar a diurese (volume de urina eliminado), facilitando a desidratação. Em ambientes quentes e intensa atividade física, comprometeria o controle térmico corporal, facilitando a hipertermia, que pode ser muito grave e até mesmo fatal. Pode causar diarréia, outro sério problema no balanço hidroeletrolítico dos atletas de esportes de aventura”, explica o informativo.

O Ecomotion/Pro será dividido em oito modalidades, Orientação, Rafting, Duck, Caiaque duplo, Técnicas Verticais, Trekking, Mountain Bike e Costeira. Veja detalhes de cada uma:

  • Mountain Bike – O trecho de Bike será decisivo para o Ecomotion/Pro 2006. Serão 250 quilômetros quase metade da prova divididos em quatro pernas de 80, 100, 60 e 10 km. Pelo caminho, single tracks, uphills e downhills na serra fluminense.

  • Orientação – O maior desafio dos competidores e um possível fator de desvantagem para as equipes internacionais será a orientação na floresta densa da Mata Atlântica, com diversos single tracks. A organização sugere que cada equipe tenha dois navegadores capacitados.

  • Caiaque duplo – Os caiaques serão feitos de poliuretano, modelos sit on top, abertos e ideais para travessias de lagoas e mar aberto. Cada um pesa cerca de 35 quilos e tem capacidade para levar 200kg.

  • Rafting – Uma das marcas do Ecomotion/Pro, o rafting será em rios com corredeiras de nível II a III.

  • Duck – Nessa edição haverá apenas uma perna de duck, em um rio com corredeiras de nível II e II+.

  • Técnicas verticais – O trecho serrano do Rio de Janeiro irá proporcionar seções de escalaminhada durante a edição 2006 do Ecomotion/Pro. Segundo a organização, os competidores irão utilizar cadeirinhas e terão que se cliparem em alguns trechos. Os equipamentos de técnicas verticais também serão úteis durante a costeira.

  • Costeira – Trekking próximo ao litoral, geralmente paralelo ao mar ou à praia. Os competidores terão que encontrar os melhores locais para passar e terão de carregar todos os equipamentos de técnicas verticais necessários. (a listagem completa está no site oficial)

  • Trekking – A organização adiantou que o trekking terá um caráter estratégico na prova. “As equipes que utilizarem das melhores estratégias nas pernas de trekking poderão ganhar diversas posições”, avisa o site oficial. Serão trechos entre serras, florestas e campos de altitude.

    Este texto foi escrito por: Redação Webventure

    Last modified: setembro 22, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure