Percurso terá 585 quilômetros e seis modalidades (foto: Tom Papp / Webventure)
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, recebe o Ecomotion/Pro a partir dessa sexta (11), quando as equipes já começam a chegar na região.
A 9ª edição da corrida de aventura, agora sob comando de Shubi Guimarães, terá 585 quilômetros de distância.
A largada será no domingo (13), em local exato ainda não divulgado. A expectativa dos organizadores é que a melhor das 36 equipes termine o percurso entre quarta (16) e quinta (17).
O esforço dos atletas deverá ser administrado entre seis modalidades: orientação; mountain bike de 321 quilômetros, divididos em quatro trechos; trekking de 155 quilômetros, também em quatro pernas; duas etapas de técnicas verticais; mais 108 quilômetros de canoagem.
O remo, aliás, é o destaque da competição em relação à parte técnica. A modalidade terá duas etapas em rios caudalosos e com muitas corredeiras.
Já as técnicas verticais serão uma tirolesa e um trecho de 1 quilômetro de canionismo (descida de rio pelo leito).
Outro desafio para os corredores será o clima seco do cerrado, que é quente durante o dia, podendo alcançar 30 graus, e frio durante a noite, chegando a 13 graus.
Atletas. Entre as 36 equipes inscritas, todas com pelo menos uma mulher, há vários representantes estrangeiros que prometem acirrar a disputa.
A Espanha, país que venceu a competição em três oportunidades (2003, 2005 e 2007), e a Nova Zelândia (campeã em 2008) estarão representados pelos times Columbia Vidaraid e Green´s Brasília Multisport Team, que também possuem brasileiros.
Outro time estrangeiro é Kinesio, da França, e duas equipes que carregam a nacionalidade no próprio nome: o Trek Uruguay e a XK Pro Argentina.
Cobertura. O portal Webventure vai acompanhar in-loco a principal corrida de aventura do Brasil a partir do próximo domingo (13). Fique ligado!
Este texto foi escrito por: Da Redação