Salão lotado no briefing da prova realizado no último sábado. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)
Direto de Barra Grande(BA) – Na noite de ontem (16/10) foi realizada a festa de abertura do Ecomotion/PRO, uma das maiores corridas de aventura da América Latina, em Itacaré, na Bahia.
As 50 equipes, vindas de 12 paises diferentes e diversos continentes, receberam as últimas instruções para a prova com 480 km de percurso que terá largada na próxima segunda-feira, em Barra Grande (BA).
No briefing, após dar as boas-vindas aos times, a organização os apresentou ao público, e logo em seguida aconteceu um show de danças folclóricas. Algumas dicas também foram passadas aos atletas, como:
Canoas caiçaras – A largada será em canoas caiçaras. Essas canoas possuem velas que não podem ser trocadas de forma alguma e serão distribuídas por sorteio.
Técnicas verticais – O rapel será longo e qualquer problemas que o atleta tenha ele será liberado pela equipe do vertical no ato. A equipe do vertical é altamente experiente na modalidade, como todas as outras.
Cuidados médicos – Dr. Clemar Correa, chefe da equipe médica, alertou para os cuidados com o calor. Serão 160 km na água e o sol engana. Tomem muito cuidado e não subestimem o equipamento de segurança. Outra lembrança feita por Dr. Clemar foi o perigo de animais. Não durmam em beira de rio ou lagoa, porque há presença de sucuri.
Canoagem de águas brancas – As equipes irão enfrentar corredeiras de classe II e III. O trecho de rafting realizado no Rio das Almas, no município de Nilo Peçanha terá 37 km e 35 corredeiras durante o percurso. Já no Rio das Contas, em Itacaré, um guia de rafting acompanhará a equipe no bote.
Neste domingo pela manhã, atletas, organização, equipes de apoio e imprensa saíram de Itacaré com destino a Barra Grande, seguindo por três horas em ônibus e também lotando as escunas que foram usadas como transporte por mais de duas horas. A organização do evento havia planejado um prólogo na tarde de hoje, ou seja, as equipes fariam uma corrida em canoas caiçaras e os mapas seriam distribuídos segundo a ordem de chegada.
Mas, por conta de um atraso no deslocamento das equipes de Itacaré para Barra Grande e a quebra de uma van que estava sendo usada para o deslocamento de algumas equipes como a Mitsubishi Salomon Quasar Lontra e Clight Salomon Atenah, o prólogo foi cancelado e a ordem da entrega dos mapas será decidida através de sorteio.
A largada do Ecomotion/PRO 2004 será dada nesta segunda-feira, a partir das 7h, na praia de Barra Grande. A previsão para que as primeiras equipes terminem os 480 km de trajeto é de, no mínimo, quatro dias de prova e três noites.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini