Webventure

Ecomotion/Pro terá largada noturna pela primeira vez


Largada da edição 2005 da prova em Torres (RS) (foto: Wladimir Togumi/ Divulgação)

Pela primeira vez em quatro anos, o Ecomotion/Pro vai largar de noite. As 60 equipes que se reúnem a partir de hoje na cidade do Rio de Janeiro e sairão em comboio na manhã de sábado, às 9h30. A novidade foi divulgada no quinto informativo da organização. Segundo o documento, o Ecomotion/Pro 2006 larga de Resende, às 20h de domingo (12), e termina em Parati, cidade histórica no litoral fluminense. As primeiras equipes são esperadas entre quarta e quinta-feira.

O informativo ressalta que a prova deste ano terá regras que possibilitam decisões estratégicas de cada equipe, o que deve interferir no resultado final. A organização também avisou que os Circuitos de Técnicas Verticais irão envolver escalada, rapel e ascensão. As equipes devem se programar para não perder tempo no local da escalada, já que ela só poderá ser feita de dia, até às 18h30. Quem chegar depois desse tempo terá de pagar três horas de penalização e não vai escalar.

A prova terá dois cortes para as equipes retardatárias, para possibilitar que todas cruzem a linha de chegada dentro do tempo válido (12h de sábado, 18 de novembro). O primeiro corte acontece às 18 horas do dia 16, quinta-feira, aos que ainda não tiverem passado em mais de 65% do percurso. O segundo corte será no dia seguinte ao meio dia, em 84% da prova.

Obrigações – Haverá três pontos de parada obrigatórios durante o caminho do Ecomotion/Pro 2006 e as equipes devem permanecer descansando por pelo menos quatro horas. A novidade é que as equipes vão escolher onde parar e quanto tempo vão ficar. A exigência da organização é que todos cumpram paradas múltiplas de duas horas.

Além dos postos de controle, para contagem de tempo, o percurso terá os Postos de Passagem Obrigatória, na qual será preciso apenas registrar que as equipes estiveram lá, sem marcar o tempo. As modalidades foram divididas em mountain bike (230km 41% do percurso), trekking (140km 25% do percurso), canoagem (133km divididos em águas calmas e em mar), canoagem em águas brancas (13km), rafting (12km), costeira, orientação, técnicas verticais e um trecho surpresa de 20km.

Este texto foi escrito por: Webventure