Webventure

Edição 2003 do Sertões incrementa as ações sociais


Motorhome usado pela equipe médica que prestava assistência gratuita durante o Sertões 2002. (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)

Em encontro com a imprensa na noite de anteontem, em São Paulo, a Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões divulgou as ações sociais que serão realizadas em paralelo ao maior evento off-road da América Latina. Com cobertura oficial e on line do Webventure, a edição 2003 vai começar no próximo dia 23 de julho, em Goiânia, e seguirá até dia 1º de agosto, quando chega a São Luís do Maranhão. No caminho o rali passará também pelo estado do Tocantins. “Foi ali que vimos as regiões mais pobres de todo o trajeto”, disse a diretora da Dunas Race, Simone Palladino.

As ações já são uma tradição no rali. Desta vez, a Dunas vai liderar todas elas, mesmo as são uma iniciativa de equipes de competição. “Antes de começar o rali já temos 70 toneladas de alimentos, a mesma quantidade entregue no ano passado. Acreditamos que agora vamos chegar a 100 toneladas”, disse Simone.

A preocupação maior é com a distribuição. “Em 2002 tínhamos muita comida e acabamos entregando em lugares não tão pobres”, explica a diretora. “Percebemos que os locais mais carentes são aqueles por onde passam as especiais. Ali se leva horas de carro até chegar à cidade mais próxima. Ou dias no lombo de um cavalo”, lembra.

Saúde e educação – O atendimento médico, inaugurado há duas edições e patrocinado pelo Banco Real, vai continuar. “Vamos manter a equipe com dois dentistas, um ginecologista, um clínico geral e um pediatra. Mas desta vez teremos mais enfermeiros para ajudar na triagem”, contou Simone. Também haverá campanhas de conscientização sobre a vacinação e o diabetes, com testes gratuitos para a população.

E ainda serão distribuídos 25 mil livros e kits com material escolar, além de que nove bibliotecas serão montadas em cidades por onde o rali passará. Esta iniciativa começou também há dois anos, com os irmãos Ana e Luís Salvattore. Agora em 2003 ele será o coordenador geral das ações sociais no rali.

Meio ambiente – Haverá ainda ações para minimizar o impacto ambiental. Novamente a equipe Canastras vai recolher o lixo que fica nas trilhas. E pela primeira vez será recolhido todo o óleo trocado pelas equipes durante o evento. “São cerca de 500 litros de óleo por dia que eram jogados em bueiros, no mato, etc. Foi um piloto que nos alertou para esse problema e juntamente com a Ipiranga vamos receber esse dejeto nesta edição”, finalizou Simone.

A diretora adiantou que já há 68 motos e 65 carros (inclui caminhões) inscritos no Sertões 2003. A expectativa da organização é chegar a 80 carros – número semelhante ao da edição passada – e 75 motos. A categoria Expedition (passeio), cujas inscrições estão encerradas, soma 40 participantes.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira