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Édio Füchter lidera o primeiro dia no Brasileiro de Velocidade

Redação Webventure/ Offroad

Édio Füchter lidera na N4 (foto: Daniel Costa - www.webventure.com.br)
Édio Füchter lidera na N4 (foto: Daniel Costa – www.webventure.com.br)

Direto de Balneário Camboriu (SC) – Depois de seis especiais neste sábado, o piloto catarinense Édio Füchter lidera o Segundo Rally do Litoral, abertura do Brasileiro de Rali de Velocidade, ao lado do navegador Lelo Carvalho. A dupla compete na categoria N4, para veículos 4×4 com preparação ilimitada, a bordo de um Lancer Evolution 9. Ao todo a dupla acumula 45min23seg9.

O resultado é apenas 17seg7 mais rápido que o segundo colocado, a dupla Marcos Celestino, o Marcola, e Sérgio Pereira, também de Evolution. Marcola e Pereira chegaram a vencer a primeira especial do dia, com cerca de 11 quilômetros, mas Füchter conseguiu se recuperar em casa e descontou nas outras cinco passagens.

“A prova está muito boa até agora. O piso está mais liso que no ano passado, uma verdadeira ‘farofa’”, comentou o líder. “Com isso fica mais difícil de tracionar, principalmente nas saídas da curva”, completou o piloto, que garantiu o show fazendo as curvas do circuito de lado, para um público de mais de 500 pessoas, que acompanhou o rali durante o dia todo debaixo de sol forte.

Briga na A6 – Já na A6, para veículos 4×2, com motor até 1.6 litros, o dia parecia ser do atual campeão Luis Tedesco, que terminou cinco das seis especiais do dia com o menor tempo. Mas um problema no freio o tirou da liderança da prova.

“Uma pedra entrou no feio dianteiro e o travou. Andei uns oito quilômetros com ele assim, o que acabou travando também a embreagem. Assim que parei na porta do parque de apoio, o carro não saía mais do lugar. Tive que chamar meus mecânicos, para consertarem o carro e entrar empurrando no parque”, lamentou o piloto. Pelo regulamento, o veículo deve ser penalizado com essa atitude, e Tedesco ocupa agora a terceira colocação, ao lado do navegador Bruno Mega. “Iremos largar amanhã e brigar por um bom resultado, mas com a penalização, vamos ter apenas metade dos pontos que conseguirmos”, explicou.

Desgraça para Tedesco e Mega, alegria para Rafael Túlio e Gilvan Jablonski que assumiram a liderança na classificação. “Essa prova é ótima para o piloto que gosta mesmo de rali. Testa a habilidade e técnica, e ao mesmo tempo é muito rápida. Em alguns momentos atingíamos velocidades de 160, 180 km/h e logo em seguida havia curvas em cotovelo. Em situações como essa sentimos a força ‘G’ agindo, é muito gostoso de pilotar nessas condições ”, disse Rafael. Seu veículo, um Peugeot 206, está com a configuração do rali monomarca da montadora, muito mais limitado do que o regulamento da A6 para o Brasileiro de Velocidade. “Por isso, estar na frente já é uma vitória”, comentou o líder.

Neste domingo a prova começa às 8h da manhã, com mais quatro especiais, por trechos já conhecidos das equipes que estiveram na primeira edição da prova. Os líderes na N4 e A6 admitiram que para amanhã a ordem é cautela, cuidar do carro e manter a diferença para os concorrentes.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: março 31, 2007

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