Klever Kolberg na largada na primeira Especial (foto: Marcelo Krings)
O líder do Brasileiro de Todo-Terreno teve problemas mecânicos na primeira Especial do Rally do Café, realizada na cidade de Santa Luzia (MG). A S-10 de Füchter quebrou a tração traseira logo no início do trecho cronometrado.
Na largada da Especial, Füchter, que lidera o Campeonato Brasileiro (para o qual este rali conta pontos), chegou a comentar: Nosso principal objetivo aqui no Rally do Café é ficar na frente do Klever (Kolberg, vice-líder), enquanto o adversário ressaltou que só teria alguma esperança de reverter a situação no Brasileiro caso Füchter quebrasse. Parece que as orações de Klever Kolberg foram atendidas hoje em Santa Luzia.
O resultado oficial só será divulgados no fim do dia, mas tudo leva a crer que quem levou a melhor na Especial de hoje foi o gaúcho Ulysses Bertholdo (Mitsubishi), primeiro a largar e a completar o trecho. Logo atrás de Ulysses, veio seu companheiro de equipe Guilherme Spinelli, que também fica como favorito ao segundo melhor tempo do dia com a quebra de Füchter.
Kolberg (BR Lubrax) foi o terceiro piloto a chegar ao fim da Especial, seguido por Riamburgo Ximenes. Logo atrás veio Luciano Braga (Chevrolet) sem as duas lanternas dianteiras e com o paralama esquerdo em pedaços. Na chegada de Especial Luciano chegou a reclamar que Klever Kolberg e Riamburgo Ximenes teriam ralado sua S-10 em ultrapassagens no piso liso do trecho cronometrado.
Se a Especial de 110 quilômetros já era difícil por natureza, com as fortes chuvas que caíram durante toda a noite, ficou mais complicado ainda para os pilotos. Tanto é que a organização da prova resolveu cancelar a segunda Especial que seria realizada no mesmo trecho.
Cavalo atrapalha Juca
– Juca Bala não tem mesmo sorte com animais. Desta vez, do piloto acertar um cavalo durante o trecho cronometrado do Rally do Café. “O cavalo estava escondido no mato e, de repente, atravessou a trilha. Até aí, tudo bem. Reduzi a velocidade para ele passar, mas inesperadamente o bicho deu meia volta e retornou. Cheguei a pegar o cavalo de raspão”, contou. No Dakar 99, ele atropelou uma vaca e teve de abandonar a prova.
Hoje, Juca chegou a cair da moto e perder preciosos minutos na Especial, mas conseguiu completar o trecho. Quem não teve a mesma sorte foi Jean Azevedo, que sequer completou a Especial: a moto quebrou no início do percurso.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: novembro 16, 2001