Mesmo com cautela Édio e Miltinho foram os mais rápidos em carros (foto: André Chaco)
O catarinense Édio Füchter abriu caminho para o bicampeonato na categoria Carros do Rally dos Sertões vencendo hoje a primeira etapa, entre Franca (SP) e Patos de Minas (MG). Conduzindo a Chevrolet S10 de número 201, ao lado do navegador Milton Pereira, ele foi o mais rápido no trecho de 101 km cronometrados.
Nossa estratégia foi de muita cautela para poupar o carro, comentou Füchter ao Webventure após a especial. Com o resultado, a dupla lidera a geral de Carros e a categoria TT2. Em segundo lugar ficaram Ulysses Bertholdo/Alfredo Zoffmann (204/TT2/Mitsubishi) e a surpresa foi o terceiro lugar de Eduardo Domingues/Mauricy Pitz(284/TT2/Mitsubishi). E a dupla da Subaru que largou na frente, Maurício Neves/René Crovador, terminou apenas na 49ª colocação.
Pedreira – A largada aconteceu no Shopping de Franca (SP). De lá, a caravana do Sertões seguiu para o início da especial do dia, em plena Serra da Canastra, considerada a mais traiçoeira do Rally. O caminho apresenta diversos tipos de terreno e muitas pedras que podiam até cortar os pneus, como advertiu o organizador Marcos Ermírio de Moraes no último briefing em São Paulo. Parece que fizeram uma plantação de pedras aqui, definiu Füchter. Mas o visual do lugar conquistou o piloto. É muito bonito, pena que não deu para parar e tirar umas fotos, brincou.
Para o piloto Guilherme Spinelli (203/TT2/Mitsubishi), a especial , de zero a dez, teve nota oito. É um trecho muito legal, principalmente pela variedade de terrenos. O carioca também foi cauteloso na especial e terminou em quinto. Passei boa parte da prova atrás do Ulysses.
Zebras – Até então, Eduardo Domingues, o Edu Piano, e Mauricy Pitz não apareciam entre os favoritos do Rally. Mas a dupla paulista, mesmo largando em décimo hoje, percorreu a especial em 1min46s49, o terceiro melhor tempo da geral de Carros e da categoria TT2, deixando para trás Luciano Cunha/Luiz Durval (220/TT2/Chevrolet), Spinelli/Gilberto Barricatti Fº, entre outros.
As Subaru, que causaram sensação no prólogo, tiveram a melhor colocação com o 12º lugar de Marcelo Ackel, o Zebra, e Stephan Neale (217), que agora lideram a TT1. A assessoria da equipe explicou que o 49º lugar da dupla Neves/Crovador não é surpresa, já que os dois são mecânicos e têm a missão de fazer o “resgate rápido” dos outros carros da equipe. Tanto que eles correm com o modelo Impreza, enquanto demais veículos do time são Forester e, segundo a assessoria, já era esperado que não rendessem na especial de hoje devido ao terreno e aos pneus de rali de velocidade, pois a Subaru não recebeu em tempo os pneus cross-country.
O dia foi ruim também para Riamburgo Ximenes (230/TT2/Troler), campeão em 99, que teve de ser rebocado pelos companheiros Arnoldo Jr. e José Freire (299/TT2/Troller) no km 37 da especial, por uma quebra no diferencial. O cearense aparece em 77º na classificação, entre os 86 carros. O bicampeão Klever Kolberg (212/TT2/Mitsubishi), da equipe BR Lubrax, também não foi bem e terminou em 73º. Corina Neumann foi a 76ª.
Os cinco mais rápidos do Rally hoje, na categoria Carros, foram, nesta ordem, Füchter/Miltinho, Ulysses/Zoffmann, Eduardo Domingues/Edu Piano, Luciano Braga/Luiz Durval e Spinelli/Barricatti. Clique aqui e veja os resultados completos.
(*)Colaborou: Ricardo Ribeiro
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira*
Last modified: julho 8, 2001