Edivando vence prova em ultrapassagem estratégica (foto: Divulgação/Copa Ale Inconfidentes)
A primeira etapa da Copa Inconfidentes de Mountain Bike aconteceu em Itabiro (MG) no último domingo, 4 de maio, e teve Edivando de Souza Cruz e Érika Gramiscelli como campeões na elite masculina e feminina.
Entre os homens a disputa foi acirrada desde a largada. Edivando se manteve em segundo lugar atrás de Hugo Prado Neto até as quatro primeiras voltas. Com uma boa estratégia, Edivando saiu na frente na quinta volta e assumiu a liderança, administrando o resultado até o final.
Fiz uma corrida estratégica porque a pista é muito técnica, e não deu para atacar nas primeiras voltas porque o Hugo forçou muito. Andamos juntos até fechar a quarta volta. Quando abrimos a quinta volta, ataquei logo após o ponto de apoio, numa subida de grama. Já na descida, abri uma vantagem e foi só administrar até o final, contou Edivando.
A vitória deu confiança ao atleta para as próximas duas etapas da Copa, que acontecem nos dias 22 de junho, em Mariana e 10 de agosto, em Ouro Preto, ambas em Minas Gerais, e a organização do evento promete mais duas provas com alto nível técnico. Vir aqui foi muito bom e ganhar foi melhor ainda. Agora, vou continuar buscando o título, disse ele.
No feminino a prova foi diferente, com Érika Gramiscelli liderando todo o circuito, e chegando bem a frente da segunda colocada, Julyana Machado.
Larguei bem e fiz uma boa prova, mas ainda tenho que melhorar muito. Como a competição vale para o ranking brasileiro, ganhar aqui ajuda a buscar a liderança brasileira no cross- country porque uma boa pontuação ajuda a conquistar algumas vantagens, por exemplo, em convocações para provas internacionais, falou a vencedora.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 5, 2008