Webventure

Edivando Cruz e Gabriela Morelli vencem Copa Sampa Bikers


Katia (na frente) e seus apetrechos cor de rosa (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Direto de Itupeva (SP) – Com um sol de mais de 33ºC, 300 atletas largaram para a disputa da primeira etapa da Copa Sampa Bikers de MTB Amador. Mesclando atletas de elite com ilustres desconhecidos, a vitória no geral da categoria Ouro ficou com Edivando de Souza Cruz e Gabriella Morelli. Já na categoria Prata, Luciano Silva e Adriana Barbosa foram os melhores.

“A prova foi excelente, deu tudo certo. Fazer uma prova com um dia bonito como hoje, o pessoal gostando do circuito e muita gente pela primeira vez, era o que esperávamos. A Copa Sampa Bikers Amador voltou para ficar e a primeira etapa já mostrou que é um sucesso”, comentou Paulo de Tarso, um dos organizadores da prova.

Num clima de festa e muita descontração, onde o importante era participar, se superar e chegar ao final do percurso de 20,5 quilômetros, cada atleta que cruzava a linha de chegada comemorava sua própria vitória. “A prova foi muito legal, com um circuito muito gostoso, no meio da fazenda. O que prevaleceu foi o sol forte, calor, adrenalina. Sou amador há cerca de três anos”, contou Fabio Vispalaro, que cruzou a linha de chegada comemorando e vibrando.

Os atletas da categoria Ouro fizeram duas voltas, percorrendo um total de 41 quilômetros. Já para a categoria Prata foi apenas uma volta. “Foi bem forte com muitas subidas. Estava na frente mas o pneu furou. Mas o que vale é pedalar”, afirmou o jovem Paulo Henrique da Silva, de apenas 16 anos, que compete pela categoria Junior.

Título – Quem levou o título do geral da categoria Ouro foi o atual campeão da Copa Internacional de MTB, Edivando de Souza Cruz, que cruzou a linha de chegada com 1h40min de prova.

“O calor e o ritmo foram fortes. Depois da primeira volta, decidi partir para o ataque e fazer uma fuga isolada, o que acabou dando certo. Impus um ritmo forte e fiz a segunda volta treinando, já pensando no Pan-americano de MTB nessa semana. Foi muito legal vencer essa competição. Agradeço a Deus por esse dia”, comemora Edivando, que embarca nesta terça-feira (6) para a disputa do Pan-americano de MTB na Argentina.

O segundo lugar da categoria Ouro ficou com Arlei Teixeira e, o terceiro, com Fabio Soares. O decacampeão brasileiro de MTB, Marcio Ravelli, teve problemas e não conseguiu completar a prova. “A corrente quebrou no começo. Na correria acho que emendei um pouco fora, acabou arrebentando de novo e entortando. Fiquei com medo de quebrar no meio do circuito e não tinha mais o que fazer, estava a mais de 10 minutos dos líderes, foi melhor desistir”, lamentou Ravelli.

Na categoria Prata, o campeão foi Luciano Silva, que percorreu os 20 quilômetros em 55min25. Em segundo ficou Alan Soares da Silva e, em terceiro, Luiz Henrique Cocuzzi.

No feminino da categoria Prata, Adriana Barbosa ficou em primeiro e estava exausta ao cruzar a linha de chegada. “Foi bastante puxado. Achei bem legal, um percurso bom, com descidas técnicas, single-track, estradões de terra, teve de tudo. Eu tentei manter o ritmo até o final e consegui. Estou satisfeita e muito feliz”, comentou a atleta. Em segundo ficou Kátia Daiani e, em terceiro, Celisa Carvalhaes.

Kátia é conhecida no meio dos ciclistas por utilizar uma bike e todos os apetrechos de roupas, capacete e luvas da cor rosa. “Tem que ter um pouquinho de feminilidade. O pessoal vem na trilha e chama de ‘Penélope’, ‘Barbie’, todo mundo já sabe que é mulher e pega leva”, comentou a sorridente Kátia.

Já no feminino Ouro, Gabriela Morelli chegou em primeiro, Carolina Rombauer ficou em segundo e Adriana Andrade foi a terceira.

“Usei esse campeonato para começar a entrar no ritmo, não estava preparada. Foi bem legal, com estradões e single-track. Teve todas as dificuldades. Não estou em busca de resultado, só entrando no ritmo”, afirmou Juliana de Almeida Leite, que terminou na quarta colocação geral da categoria Prata.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni