Webventure

Edivando Cruz explica como serão seletivas olímpicas de MTB


Edivando explica como serão as seletivas olímpicas (foto: Divulgação)

Com a Copa Internacional de Mountain Bike se aproximando, muitas dúvidas podem surgir, já que o campeonato será também a seletiva olímpica da modalidade. Mas o atleta Edivando Cruz, medalhista de prata nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, em 2003, Campeão Brasileiro em 2004 e atual campeão do Iron Biker, explica, com detalhes, como será a temporada 2008 e como serão definidas as vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim.

E aí galera, como vão as pedaladas?
Estamos no início das competições de 2008 e seguindo a tradição teremos muitas disputas pela frente. Bom, falando em disputa, nesta matéria estou descrevendo qual caminho para um atleta participar dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Você sabe como funciona a classificação olímpica?

Primeiramente é bom lembrar que número de atletas na competição é limitado. São 50 homens e 30 mulheres. Aí já da para imaginar como é difícil alinhar numa prova dessas, com tantos países e tantos pilotos. Por isso existem alguns critérios para classificar os países, e os próprios países fazem os critério para selecionar seus pilotos. Vamos aos critérios de classificação:

1º critério – Ranking da Internacional de Nações:
Aqui é feita a soma dos pontos dos três primeiros pilotos de cada nação no ranking internacional nos anos de 2006 e 2007. E por que só três pilotos? Para se ter uma classificação justa. Imagine um país como França somando a pontuação de todos seus pilotos no ranking internacional?! Iríamos ter no ranking países com mega pontuações e outros com quase nada.

Os cinco primeiros países do ranking têm direito a três vagas. Do 6º ao 13º, têm direito a duas vagas, e do 14º ao 24º, têm direito a uma vaga. Veja a lista dos países classificados para Pequim conforme classificação no Ranking de nações:

Categoria Masculino
Países com direito a três vagas:

1 França
2 Suíça
3 Espanha
4 Bélgica
5 Alemanha
Países com direito a duas vagas:
6 Estados Unidos
7 Holanda
8 Suécia
9 Canadá
10 Áustria
11 Dinamarca
12 Itália
13 Inglaterra
Países com direito a uma vaga:
14 República Tcheca
15 Nova Zelândia
16 Austrália
17 Polônia
18 Rússia
19 Colômbia
20 Ucrânia
21 Brasil
22 Chile
23 África do Sul
24 Irlanda

Categoria feminina:
Países com direito aduas vagas:

1 China
2 Alemanha
3 Estados Unidos
4 Canadá
5 Noruega
6 Polônia
7 Rússia
8 Suíça

Países com direito a uma vaga:
9 França
10 República Tcheca
11 Espanha
12 Eslovênia
13 Holanda
14 Áustria
15 Nova Zelândia
16 Itália
17 Suécia
18 Brasil

Serão classificados dois países nos campeonatos continentais, a Europa fica de fora, assim como a Oceania, porque Austrália e Nova Zelândia são países classificados via Critério de Nações.
Os países que forem os melhores classificados têm direito a uma vaga, mas se algum desses países se classificar pelo Ranking de Nações, a vaga passa para o país seguinte. Como exemplo, no ano passado competimos o Panamericano de MTB na Argentina e o melhor brasileiro na prova, Ricardo Pscheidt, foi o sexto colocado, e com esta colocação já garantiria uma vaga para o Brasil, porque do 1ª a 5 ª colocação ficaram canadenses e americanos, que já haviam garantido vaga pelo Ranking das Nações. No final de 2007, o Brasil terminou o ano como a 21º nação, então a vaga foi para Argentina e Costa Rica que foram os países da sequência na classificação da prova realizada em março, na Argentina.Vejamos os países classificados de cada continente:

Categoria masculino
Africa:

Namibia
Zimbabwe

Asia:
Repulica da China
Hong Kong, China

America:
Argentina
Costa Rica

Categoria Feminina:
Africa do Sul
Chile
Japão
Australia

3º critério

As duas vagas da Oceania automaticamente vão para os países do Ranking Internacional de Nações.

Somente categoria masculino:
Hungria ( 26º do Ranking UCI)
Turquia ( 27º do Ranking UCI)

As Vagas do Brasil

Temos duas vagas: uma no masculino e uma no feminino. Os pontos foram somados do Ranking de 2006 e 2007. O Brasil terminou em 21º colocado no masculino, e 18º, no feminino.

Quais provas contam pontos?

Todas as provas de Cross Country que fazem parte do calendário da UCI (União Ciclística Internacional). Campeonatos Mundias, Copas do Mundo, Continentais, Nacionais, Provas Classe 1, 2 e 3 XCO. No Brasil, temos a Copa Internacional que soma pontos nas Classes 1 e 2.

Quais os atletas que classificaram o Brasil para Pequim?

A lista de atletas que marcaram pontos em 2006 e 2007 e contribuíram para a classificação do Brasil com a pontuação total. Confira a posição final do país e os percentuais de contribuição:

Categoria Elite Masculino:
Atleta/Pontos/Percentual

Ricardo Pscheidt 600 / 35.3
Edivando Cruz 515 / 30.3
Rubens Donizeti 386 / 22.7
Thiago Aroeira 200 / 11.7
Pontuação Total: 1701

Categoria Elite Feminino:
Atleta/Pontos/Percentual

Jaqueline Mourão 1.016 / 52.3
Érika Gramiscelli 500 / 25.7
Roberta Kelly Stopa 428 / 22.0
Pontuação Total: 1.944

Quem vai ficar com a vaga?

A Confederação Brasileira anunciou o critério em janeiro deste ano. Serão três provas com pesos diferentes de pontuação:

  • 30/03 Copa Internacional em Araxá-MG XCO 1
  • 08/06 Copa Internacional em Ouro Branco-MG XCO 2
  • 13/07 Campeonato Brasileiro em São Bento do Sul-SC XCO CN

    A prova de maior peso entre elas será o Brasileiro de Cross Country. O atleta que tiver a maior somatória de pontos nas três provas irá representar o Brasil nas Olimpíadas de Pequim.

    Esta aberta a temporada de caça a vaga Olímpica!

    Será somente um piloto por categoria, mas independente de quem vá, creio que este será um grande ano para o Mountain Bike brasileiro.

    Este texto foi escrito por: Edivando Cruz