Foto: Pixabay

Edivando Cruz vence Claro 100k na categoria MTB

Redação Webventure/ Biking

Edivando ficou com o lugar mais alto do pódio na elite MTB (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)
Edivando ficou com o lugar mais alto do pódio na elite MTB (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)

A segunda etapa da claro 100k aconteceu neste domingo (25), em Campinas, interior de São Paulo. Mesmo batalhando contra atletas de outras categorias, Edivando Cruz acabou, nos metros finais, duelando com Abraão Azevedo na elite mountain bike. Com apenas oito segundo de vantagem, Cruz conquistou o lugar mais alto do pódio, ao fechar a disputa em 2h18min23.

“O ritmo da competição de speed é um pouco diferente e também o trabalho das equipes com muitos atletas é um diferencial. No momento em que surgiu uma oportunidade de fazer uma fuga, eu consegui saltar, junto com o Abraão, ao lado dos atletas de ponta da estrada. No fim, nós não tínhamos a preocupação de disputar no sprint com eles, mas entre nós. Na última subida, consegui abrir e vencer”, contou.

Segundo Cruz, a maior dificuldade da prova foram as subidas, que, ao mesmo tempo, beneficiaram os atletas de MTB. “As subidas foram muito complicadas ao longo do percurso. As voltas foram nos minando bastante e os rendimentos foram caindo muito durante o circuito. Ao mesmo tempo, elas acabaram ajudando atletas como eu, já que estamos mais acostumados, o que fez com que nós conseguíssemos abrir um pouco mais dos outros competidores. O que pesa para os competidores de estrada é o plano, já que conseguem impor um ritmo mais forte”, explicou.

Mesmo com a segunda colocação na categoria, com o tempo de 2h18min31, Azevedo ficou feliz com o resultado. De acordo com o atleta, a boa posição só foi alcançada graças ao companheirismo de Edivando, já que o início da disputa foi muito desgastante.

“Eu achei bem complicada a prova, principalmente no início, em que houve muito ataque. No final, eu consegui manter com o Edivando e um acabou colaborando com o outro para manter um ritmo constante. Foi muito bom o resultado”, disse.

MTB feminino – Na categoria feminina do mountain bike, a grande surpresa foi a atleta Cristiane Silva. Mesmo retornando de uma grave lesão sofrida no começo do ano, a competidora conseguiu um ótimo desempenho, fechando o percurso na primeira colocação (2h45min57), a frente da campeã da primeira etapa, Adriana Nascimento (2h53min08).

“A prova foi muito boa. Eu vim para cá com a cabeça para treinar, já que tive um problema no início do ano, em que eu caí e quebrei a clavícula, o que me deixou quase quatro meses sem competir. Este foi o meu retorno, mas foi um ótimo retorno. Eu gosto de competições duras, com muitas subidas, porque mostra quem está treinado e quem não está”, disse Silva.

Para Nascimento, a prova estava muito parecida com o as disputas de MTB, o que ajudou um pouco na hora de traçar sua estratégia. Mesmo não subindo no lugar mais alto do pódio, a atleta ficou satisfeita com a segunda colocação, já que espera somar pontos para conseguir o titulo geral da categoria no fim do ano.

“Como previsto, prova muito difícil, técnica, dura e ao estilo mountain bike. Eu tive que ter paciência e estratégia, o que me fez vencer o percurso, que era o meu objetivo. Estou bem feliz, porque, na primeira etapa, eu ganhei, e estas meninas que competiram hoje não estavam naquela prova, então eu abri um pouco na pontuação geral”, explicou.

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: abril 25, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure