Senhor do Bonfim (BA) A especial desta quarta-feira, mais curta e rápida do que as anteriores, trouxe a primeira vitória de André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto na edição de 15 anos do Rally dos Sertões. O trio, que disputa entre os caminhões, finalizou a especial em 2h10min. O percurso de Lençóis a Senhor do Bonfim, na Bahia, válido como sétima etapa, foi de 478 quilômetros, sendo 170 de trecho cronometrad o. A equipe Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert foi a segunda a finalizar a especial, seguida por Amable Barrasa/José Papacena Neto/Raphael Bett. O trio Edu Piano/Sólon Mendes/Davi Fonseca, que lidera o campeonato, chegou em quarto lugar com o tempo de 2h20min.
Para André Azevedo, a vitória foi inesperada. Foi uma surpresa termos ganho. Os outros caminhões são menores e conseguem uma velocidade maior, comentou o piloto. Ele disputa a categoria mais pesada da competição, a T4.2. O tamanho das rodas pode ter influenciado neste desempenho. Enquanto eles usam rodas tipo de caminhonetes, nós usamos rodas de caminhões de verdade. A trilha tinha bastante depressão e acredito que isso fez a diferença, completou.
André também comenta as etapas desta 15ª edição. A primeira, de Goiânia a Minaçu, foi bem técnica. Gostei bastante. Além di sso, a idéia da Dunas Race (organizadora do evento) de alongar as especiais foi excelente. Trechos maiores exigem mais estratégia e tornam a prova mais difícil e competitiva. Posso comparar com o Rally Dakar, afirmou.
A liderança da competição está nas mãos de Edu Piano/Sólon Mendes/Davi Fonseca desde o prólogo, realizado em Goiânia (GO). Com 56min02seg de vantagem sobre a equipe de Amable Barrasa, o time está preparado para encarar a penúltima etapa que será realizada nesta quinta-feira e sai de Senhor do Bonfim, na Bahia, direto para Aracaju, capital sergipana.
Penalização A etapa de hoje não foi nada boa para o francês Cyril Despres. Apesar do piloto ter garantido a vitória na especial entre as motos, ele foi penalizado pela comissão técnica do evento por ter se atrasado nove minutos no deslocamento final até o parque fe chado (o tempo limite que os pilotos têm para isso é de uma hora). Com o ocorrido, as chances de Despres se aproximar do brasileiro Zé Helio, que lidera o campeonato, tornaram-se ainda menores. Antes da penalização a diferença entre os dois pilotos extrapolava os 13 minutos e, a apenas duas etapas da final, tirar essa vantagem será bastante complicado.
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Turismo do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.
Este texto foi escrito por: Vipcomm
Last modified: agosto 16, 2007