Comentários gerais sobre todas as etapas do Rally dos Sertões 2011: Fizemos a prova mais dura de todos os tempos. Esta é uma avaliação minha, do Marcos Moraes, que a conferiu, e dos diretores adjuntos. Será uma prova completa, apesar de a quilometragem ser um pouco menor que a do ano passado (4.041 quilômetros). Mas acho que acertamos a receita, pois a competição está boa tecnicamente para os pilotos, para a logística, para a imprensa e para as equipes de apoio os deslocamentos estão mais fáceis e as estradas são melhores. Por tudo isso, a prova realmente ficou show.
A seguir, Sachs fala especificamente sobre a primeira etapa, que larga hoje.
1ª etapa (10 de agosto)
Goiânia (GO) a Pirenópolis (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Especial: 83 km
Deslocamento final: 9 km
Total rodado no dia: 235 km
Apesar de ser a primeira etapa, ela é muito dura. Os primeiros 10 quilômetros são de trial pesado, com grandes pedras e erosões. Trecho bem travado, inclusive para os caminhões. Mas, devido ao estreitamento de trilha, haverá um desvio na largada de 8 quilômetros: os caminhões não farão parte desse trial, não para poupá-los, mas sim porque realmente a trilha é muito estreita para eles.
Logo depois da largada, o percurso continua com lajes, pedras e piçarras (espécie de cascalho). É um trecho bem pesado para todos, mas um pouco mais largo que o anterior. Então, os caminhões já podem também fazer esse trecho.
Os primeiros 40 quilômetros são difíceis. Sinuosos, com altos e baixos (serra), alguns riachos para atravessar, retas maiores não mais fáceis que as retas do começo, porém mais rápidas, onde dará para imprimir uma velocidade um pouco maior, mas não muita.
Sempre dissemos que o primeiro dia é para o pessoal se entrosar com o equipamento, mas este ano não vamos facilitar em nada. A prova será dura do começo ao fim. Já o deslocamento final de 9 quilômetros será em uma rodovia até Pirenópolis.
Este texto foi escrito por: Da Redação