A Trilharte, em parceria com o Sesc e o Parque Nacional da Tijuca, lançou o Projeto Verde Perto para ensinar educação ambiental aos alunos da rede pública de ensino no Rio de Janeiro. A proposta busca valorizar o patrimônio público e conscientizar os alunos para questões do meio ambiente, tais como lixo, pichações, soltura de balões, preservação dos mananciais de água, entre outras.
O Verde Perto já está em andamento na Escola Municipal Soares Pereira, na Tijuca. Totalmente gratuito para a instituição, o projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, dentro da escola, ocorrem palestras para os alunos e professores dentro da escola sobre a importância do Parque Nacional da Tijuca, que garante qualidade de vida para a cidade e seus habitantes.
Após as palestras, os alunos realizam uma redação sobre os assuntos abordados, que serão avaliadas pelos professores da escola. Os autores das 40 melhores redações participarão da segunda etapa, que é visitar o PNT para que conheçam em detalhes o espaço físico e tenham a possibilidade de ajudar na preservação do mesmo, realizando mutirão com diversas tarefas em conjunto com os funcionários da manutenção. Essas atividades serão escolhidas pelo próprio Parque em função de suas necessidades e da capacidade dos alunos em colaborar.
Este texto foi escrito por: Webventure