Webventure

Edvando chega em 33º; francês vence


Edvando disputou pela 1ª vez as OIimpíadas. (foto: Jorge Nicola/Webventure)

O brasileiro Edvando Souza Cruz já pode colocar no currículo que participou de uma Olimpíada. Na manhã de hoje (28/8), ele disputou a prova de mountain bike cross-country dos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia. E o paulista ficou na 33ª colocação, entre 52 participantes.

Chamado na última hora para competir em Atenas, Edvando teve uma participação razoável ao lado dos melhores bikers do mundo. Depois de uma má largada, ele precisou fazer uma corrida de recuperação e foi ganhando posições ao longo das voltas.

Pulou do 40º para o 36º, depois para o 34º e para o 33º, lugar no qual recebeu a bandeirada. Edvando precisou de 2h30min36 para percorrer os quase 50 quilômetros de competição, ficando a 15min33 do vencedor, que foi o francês Julien Absalon.

Absalon mostrou ótimo condicionamento físico desde o princípio e pulou na frente, ditando o ritmo da prova e revelando imensa determinação a vencer pela primeira vez nas Olimpíadas.

Terceiro no ranking mundial, o francês, de 24 anos, fechou a prova em 2h15min03m e venceu com tranqüilidade. Já a briga pela medalha de prata foi intensa. O espanhol Jose Antonio Hermida esteve em segundo durante bastante tempo, chegou a ser ultrapassado pelo holandês Bar Brentjens, mas recuperou o lugar.

Hermida cruzou a linha de chegada um minuto depois de Julien e levou a prata. Já Brentjens foi o terceiro (a 2min04 do vencedor) e garantiu o bronze.

A prova – Além da longa distância, os competidores enfrentaram um percurso extremamente desgastante em Atenas. Sob intenso sol e grande presença de público, os bikers tiveram de mostrar muito preparo físico para fecharem a prova.

E para muitos a vitória foi cruzar a linha de chegada. Tanto é que quase todos comemoraram muito a bandeirada final, independente da posição.

Este texto foi escrito por: Webventure