Webventure

Edvando compete em Atenas “no lucro”

O biker paulista Edvando Souza Cruz faz sua estréia na madrugada deste sábado (28/8) em uma edição de Jogos Olímpicos. O competidor da Caloi disputa a partir das 5 horas da manhã (de Brasília) a prova de mountain bike cross-country das Olimpíadas de Atenas, na Grécia.

E antes mesmo de entrar na pista, Edvando já estará no lucro. Isso porque ele só conseguiu garantir uma vaga na prova na semana passada, de última hora, graças à insistência da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) junto à UCI e ao COI.

“Já nem esperava mais essa chance”, reconheceu o biker, que é atual campeão brasileiro e faturou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, no ano passado. “Fiquei feliz da vida por ter recebido esse convite. Disputar uma Olimpíada era o meu grande sonho.”

Nascido em Ilha Bela, no litoral norte de São Paulo, ele tem o terceiro pior ranking entre os 52 bikers que disputarão a prova em Atenas. Edvando está em 252º na classificação da UCI a má colocação se deve ao fato de ele quase não disputar competições internacionais, que contam pontos para o ranking.

Esperança – Apesar de pouco conhecer qualquer um dos adversários, Edvando Souza Cruz garante entrar confiante. “Tenho bastante fé de que posso andar bem. O circuito me favorece e vou forçar bastante para andar entre os bikers da frente”.

Os principais favoritos à medalha de ouro são o holandês Bart Brentjens, o belga Roel Paulissen e o francês Julien Absalon, que ocupam as três primeiras posições do ranking, nesta ordem.

E o azarão brasileiro já fez história apenas de estar em Atenas. Afinal, somente ele e a mineira Jaqueline Mourão representam o país no mountain bike cross-country olímpico.

Este texto foi escrito por: Webventure