Largada da etapa (foto: Amigos da Bike/ www.amigosdabike.com.br)
Edvando Cruz (Astro/Nossa Caixa) foi o campeão da primeira etapa do Paulista de Cross-Country, que aconteceu neste domingo dia 24/4 em Mairiporã, na Grande São Paulo. Em uma briga acirrada com o segundo colocado, Andrey, Edvando levou a melhor após um pneu furado de seu adversário.
Andrey, que completou 4 das 6 voltas na frente de Edvando, acabou cedendo a colocação e ficou com o segundo lugar na categoria Elite Masculino.
Já na na categoria Elite Feminino, quem faturou foi Gabriela Morelli (Kona/Graal/Faber Castel), que liderou sua categoria de ponta a ponta. Sem nomes de expressão como adversários, Gabriela não teve muito trabalho para vencer a etapa e terminou as 4 voltas no circuito com 20 minutos a frente da segunda colocada.
Local do evento – A etapa foi realizada no Instituto IMENSU em Mairiporã. No local foi construída uma trilha de MTB muito técnica e recheada de subidas fortes. Havia trechos que os atletas preferiam empurrar a bike ao invés de pedalar para subir.
O IMENSU forneceu toda infra-estrutura para a realização deste campeonato, e o local ainda neste ano sediará mais dois campeonatos de MTB: o 6 horas de MTB e a final do Circuito Cantareira de Downhill.
Certos trechos em “single-track” causaram bastante dificuldade aos pilotos que por várias vezes foram ao chão, perdendo tempo e concentração, e de quebra levando alguns ralados para casa.
A etapa reuniu 11 categorias: Elite, masculino e feminino, Sub-23, Sênior, A e B, Master, Junior, masculino e feminino, Pré-Juvenil, masculino e feminino, e Juvenil, feminino e masculino. Adulto, masculino e feminino, Junior masculino e Master foram as categorias de não federados.
No sábado (23) foi realizada uma prova de critério, em que Edvando também venceu na Elite Masculino Open completando a dobradinha no final de semana. Esta prova foi realizada em asfalto em um circuito pré-definido pela Federação Paulista de Ciclismo.
Para a abertura do Campeonato Paulista de Cross-Country foram distribuídos mais de R$ 6 mil entre as categorias, a premiação em dinheiro foi para os três primeiros de cada categoria federada e os vencedores das não-federadas.
Este texto foi escrito por: Webventure