Foto: Pixabay

Edvando está confirmado nas Olimpíadas

Redação Webventure/ Biking

Na manhã de hoje (17/08), o biker paulista Edvando Souza Cruz ganhou a notícia mais importante de sua vida como esportista. Uma representante da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) ligou para informá-lo de que ele poderá participar dos Jogos Olímpicos de Atenas, na prova de mountain bike cross-country.

A vaga para Vando foi confirmada apenas nesta manhã, mesmo com as Olimpíadas já acontecendo desde a última sexta-feira. A UCI (União Ciclística Internacional) cedeu aos pedidos da CBC e aceitou incluir o atual campeão brasileiro na competição, que acontecerá no dia 28.

Edvando Souza Cruz será o segundo representante do país em Atenas na modalidade. A biker Jaqueline Mourão se classificou para a prova feminina e já está na capital grega, se preparando para o evento mais importante do mundo esportivo.

A ligação nesta manhã pegou Edvando de surpresa. “Não esperava mais essa vaga, ainda mais porque já estamos no meio das Olimpíadas”, reconheceu o biker. “Para falar a verdade, ainda não caiu a ficha de que vou mesmo disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos.”

Longa batalha – Desde o ano passado a CBC pleiteia junto à UCI uma vaga para o mountain bike cross-country masculino do Brasil. Os dirigentes alegavam que Edvando, como vice-campeão pan-americano, merecia um lugar nas Olimpíadas ele foi medalha de prata no Pan de Santo Domingo, no ano passado.

Vando não conseguiu classificação para Atenas em uma seletiva disputada na Colômbia, também no ano passado. Apesar de ter sido o único atleta brasileiro a completar a prova, ele chegou na oitava colocação numa etapa que foi marcada pela péssima condição do circuito.

A chuva intensa que caiu sobre Medellín transformou a pista num verdadeiro lamaçal e fez com que os atletas tivessem de carregar as bikes durante boa parte do circuito. “As condições estavam tão ruins que o próprio comissário da UCI que esteve na Colômbia fez um relatório dizendo que aquela etapa não poderia servir como seletiva olímpica”, lembrou Edvando.

Sem data para viajar – O mais novo representante brasileiro nas Olimpíadas ainda não sabe quando viajará para Atenas. “Estou esperando uma confirmação da CBC, mas devo ir até o início da próxima semana”, explicou Edvando, que sequer arrumou as malas. “Foi tudo muito de repente.”

Ele não realizou um treinamento específico para os Jogos Olímpicos, mas garante estar em forma e pronto para representar bem o país. “Vinha disputando várias provas e estou no auge. No mês passado ganhei o Brasileiro e nesse último fim de semana participei da Ametur Cup”, contou o biker.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola

Last modified: agosto 17, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure