Foto: Pixabay

Efeitos da má qualidade do ar nos atletas de MTB preocupam COI

Redação Webventure/ Biking

O COI estuda “planos B” para eventos outdoor (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
O COI estuda “planos B” para eventos outdoor (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

A saúde dos atletas do mountain bike que participarão dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto deste ano, é uma das preocupações do Comitê Olímpico Internacional (COI). Principalmente em eventos outdoor , os quais exigem pelo menos uma hora de esforço dos competidores, a má qualidade do ar pode afetar o condicionamento dos atletas, e porisso, em conjunto com as Confederações Internacionais, o Comitê estuda “planos B” para estes eventos.

Entre as medidas estão o monitoramento contínuo da qualidade do ar e das condições metereológicas dos locais de competição, o estudo de relatórios oriundos do Escritório de Proteção Ambiental de Pequim e até o adiamento do evento caso seja necessário. “Assim como em todos os jogos olímpicos, queremos assegurar que os riscos sejam minimizados e que medidas sejam tomadas para proteger a saúde dos atletas”, afirma Arne Ljungqvist, presidente da Comissão Médica da Iaaf e do COI.

Uma amostragem ocorreu durante eventos-teste em agosto de 2007 e no Mundial Júnior da Iaaf, ocorrido em agosto de 2006 e os resultados apontaram que os atletas não tiveram a saúde afetada pela poluição local. Uma série de fatores tem sido avaliada periodicamente nos locais de competição, tais como vento, umidade, Ozônio, Dióxido de Enxofre (SO2), Óxido Nítrico (NO2) e Partículas Inaláveis (PM10).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 22, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure