Webventure

Eggens, Reed e Smets vencem o GP da Holanda de Motocross

Após a realização do GP da Holanda o suspense está presente na categoria de 500cc. Stefan Everts abandonou a prova devido a problemas de ignição e como Joel Smets foi o vencedor, a diferença entre os dois foi reduzida para 28 pontos e ainda há mais duas provas pela frente Itália e Áustria.

125cc – O tempo estava nublado na largada. Rattray conquistou o holeshot seguido por Eggens e Ramon. Caps era o último na primeira curva e Pyrhonen, Seguy e Sorby caíram na segunda curva. Eggens não esperou o final da primeira volta para conquistar a liderança, e Gundersen já era o segundo também na volta inicial.
Durante quatro voltas eles permaneceram juntos, mas Eggens manteve um ótimo ritmo enquanto Gundersen sofria com as dores no tornozelo, problema adquirido na corrida de qualificação. Ele não tinha condições de superar seu companheiro de equipe, que teve um período muito difícil depois da etapa na Suíça, ficando sem marcar pontos durante quatro provas. De Reuver terminou em terceiro. Os três primeiros não mudaram as respectivas posições durante toda a prova.
Caps terminou na décima posição e Seguy ficou em décimo-terceiro, mesmo com uma queda no meio da corrida.

250cc Coppins conseguiu o holeshot, mas na segunda curva ele caiu juntamente com Crockard. Nijs tomou a ponta, mas Dugmore ultrapassou-o e no final da primeira volta ele estava na primeira posição seguido por Pichon, Reed, Nijs, Vehvilainen, Morris, Nunn, Maschio, Theybers, Federici e Bolley. Pichon conseguiu a liderança na segunda volta e Reed ficou em segundo na terceira volta, seguindo Pichon e colocando um pouco de pressão sobre o líder. Ambos correram juntos durante toda a prova, mas Reed conquistou a primeira colocação na nona volta. Esta corrida foi uma das mais excitantes da temporada e mesmo na última volta ela ainda não estava definida. Reed venceu, seguido por Pichon com uma diferença de apenas 15 segundos. Vehvilainen conseguiu o primeiro pódio de sua carreira.

500cc A corrida começou com chuva e havia uma forte pressão por parte da grande torcida em torno dos três pilotos belgas que estavam com as principais posições. Everts conquistou o holeshot seguido por Bartolini e Bervoets, enquanto Smets fazia uma excelente recuperação, partindo da décima colocação na primeira volta para chegar a quarta posição na quinta volta! No final da primeira volta, Everts, Bervoets, e Smets estavam juntos, o que deixou o início da corrida mais tensa. Smets passou Bervoets na segunda volta, Marnicq permaneceu colado até cair na quinta volta. Ele perdeu apenas uma posição, mas depois sofreu outra queda e machucou o seu polegar. Com Everts e Smets juntos, a prova ficou emocionante até a décima-primeira volta quando a moto de Everts parou devido aos problemas de ignição. Smets ganhou a corrida seguido por Bervoets e Garcia Vico (primeiro pódio do ano, em uma pista arenosa) e Karlsson.

A próxima etapa será nos dias 14 e 16 de setembro, em San Marino.

Resultado da 12a etapa do GP da Holanda

125cc:
1) E. Eggens
2) K. Gundersen
3) M. de Reuver
4) S. Ramon
5) S. Breugelmans

250cc:
1) C. Reed
2) M. Pichon
3) J. Vehvilainen
4) F. Bolley
5) J. Aubert

500cc:
1) J. Smets
2) M. Bervoets
3) F. Garcia Vico
4) J. Karlsson
5) S. King

Classificação:

125cc:
1) J. Dobb, 228 pontos
2) S. Ramon, 161
3) L. Seguy, 132
4) E. Eggens, 126
5) K. Gundersen, 126

250cc:
1) M. Pichon, 268 pontos
2) G. Crockard, 166
3) C. Reed, 154
4) C. Federici, 141
5) F. Bolley, 119

500cc:
1) S. Everts, 251 pontos
2) J. Smets, 223
3) M. Bervoets, 182
4) F. Garcia Vico, 116
5) J. Lindhe, 82

Este texto foi escrito por: Webventure