Fortaleza (CE) – Com início às 17h, o evento oficial de abertura do Elf Authentique Aventure foi realizado no Bar Piratas, bairro de Iracema, onde o mestre de cerimônias e idealizador da prova, o francês Gérard Fusil, explicou como será a edição 2000. Ele anunciou, uma a uma, as 30 equipes que irão participar e mostrou, pela primeira vez, o trajeto da maior corrida de aventura do mundo.
Serão mais de 800 km de muita adrenalina e esforço físico entre os 36 postos de controle espalhados entre Camocim (CE) e São José de Ribamar (MA), nas categorias Discovery, Adventure e Extrem Class (ordem crescente de dificuldade). É uma prova de longa distância, que requer muita estratégia e planejamento, comentou Gérard.
O percurso – A edição deste ano terá como primeiro desafio os 33 km de caiaque oceânico pelo Rio Coreaú até a cidade de Granja (CE).
Depois disso, as equipes enfrentarão 113 km de cavalgada até Ibaúna (CE). Esta é a parte da prova mais delicada, pois os cavalos não estão acostumados a este tipo de esforço. A equipe deverá prestar atenção também à resistência dos animais, disse Gérard para o público presente no evento.
Passada a cavalgada, as equipes irão percorrer 110km de trekking, com paradas para duas descidas de rapel, a primeira de 40 metros e a segunda de 200 m. A partir da Assistência 3 (área de transição), serão 175 km de mountain bike, cruzando a fronteira dos estados do Ceará e Piauí, até a Fazenda Várzea. Esta etapa percorrerá todo o estado piauiense até a divisa com o estado do Maranhão. De lá, os atletas utilizarão, novamente, os caiaques para o percurso de 116 km no Rio Parnaíba até Tutóia (MA).
Da Assistência 5 até a Assistência 6, serão 63 km de mountain bike, quando as equipes chegarão à Caburé (MA). A partir desta cidade, a prova divide-se em duas e irá cruzar os Lençóis Maranhenses. Os praticantes das categorias Discovery e Adventure Class irão continuar nas bicicletas por mais 108 km.
Já os praticantes da categoria Extrem Class terão 96 km de trekking, com uma parte a nado, e mais 50 km de caiaque oceânico pelo Lago de Santo Amaro. As equipes das três categorias chegarão a Primeira Cruz (MA) para a realização da última etapa da prova, mais 90 km de vela até a chegada em São José de Ribamar (MA).
Segundo Jean Claude Razel, correspondente do Elf no Brasil, a prova é bastante variada, muito aberta e sem favoritos. Realmente, estou esperando uma prova marcante na história do Elf e para as corridas de aventura no Brasil. Jean complementou que as dificuldades de temperatura e orientação serão determinantes. Quem agüentar o calor, o que não é fácil, e for bom na orientação, levará vantagem. (
Show folclórico – O evento de abertura também contou com os discursos de agradecimento do secretário de turismo do estado do Ceará, Marcos Pompeu, e de Philippe Merceir, diretor de comunicação da Elf Aquataine, sobre as vantagens da empresa em patrocinar uma corrida de aventura.
Formalidades à parte, o público pode assistir a um show de dança folclórica da região, apresentado pelo Bar Piratas. Tudo com muita comida e bebidas típicas. Resta saber se as equipes estarão com força total para cruzar o sertão brasileiro.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch